10 jogos que definiram o Xbox One
Após o estrondoso sucesso do Xbox 360, em 2013 a Microsoft lançou o Xbox One. Porém, cometeu algumas gafes, teve uma comunicação confusa e gerou até polêmicas que criaram desafios para o console crescer entre a comunidade.
Ainda assim, ele foi o precursor de elementos que se tornaram vitais para a estratégia da companhia no presente, como o fortalecimento de sua loja digital e o lançamento do Xbox Game Pass — seu serviço principal hoje em dia.
Porém, nenhum console faz barulho sem títulos de peso. E é isso que nós do Canaltech vamos listar por aqui, com 10 jogos que definiram como é jogar no Xbox One. Será que seu favorito está abaixo? Confira:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Ryse: Son of Rome
Um dos jogos de lançamento do Xbox One, Ryse: Son of Rome (2013) impactou o público com gráficos extremamente belos e uso dos recursos de voz do Kinect para auxiliar em sua estratégia.
Na experiência com gladiadores, você enfrentava grandes desafios, podia comandar as suas tropas com gritos e palavras de ordem e tinha embates emblemáticos. Infelizmente, a Microsoft e a Crytek nunca produziram uma sequência.

9. Ori and the Blind Forest
Enquanto o PS3 e o Xbox 360 engatinharam com os jogos independentes, no PS4 e Xbox One eles se tornaram mais comuns. E Ori and the Blind Forest (2015) foi o responsável por demonstrar que a caixa da Microsoft também tinha força neste mercado.
O metroidvania é desafiador, tocante e cheio de nuances — o que garantiu um grande sucesso entre o público e expandiu ainda mais a proposta do ID@Xbox, selo focado em experiências indies em suas plataformas. Muitos passaram a ver este tipo de jogo com outros olhos a partir dele.
8. Halo: The Master Chief Collection
Existem remasterizações e existe Halo: The Master Chief Collection (2014), que é uma senhora releitura de toda a franquia. Com 4 jogos, a Microsoft traz toda a saga do Spartan para o Xbox One com gráficos remodelados e diversos recursos mais modernos.
Não satisfeitos em permitir que os jogadores tivessem acesso aos gráficos antigos e novos em simultâneo, eles também reviveram o cenário multiplayer da franquia com graça e muitos acertos. Não é de se estranhar que o público tenha fortes críticas a Halo 5 e Halo Infinite depois desta pedrada.
7. Assassin’s Creed Odyssey
O jogo Assassin’s Creed Odyssey (2018) foi o ápice da franquia no Xbox One, com uma recriação fiel à Grécia e uma história que mistura muito de sua mitologia com o contexto histórico pelo qual é conhecida. E tudo isso em alta definição, que podia atingir até a resolução 4K na versão Xbox One X.
O projeto da Ubisoft expandiu ainda mais as mecânicas de RPG com mundo aberto, o que se mostrou um grande acerto na época. Explorar o mapa, matar seus alvos e ter embates emblemáticos foi maravilhoso e trouxe o momento mais próximo da comunidade com a franquia nesta última década.
6. Scalebound
E não é apenas de sucessos que viveu o Xbox One. Muitos compraram o console com o objetivo de jogar Scalebound, o projeto exclusivo da Microsoft em parceria com a PlatinumGames. Ele prometia muito com mecânicas únicas e uma relação próxima entre o protagonista e seu dragão.
Ele se tornou marcante por ter sido adiado inúmeras vezes e, por fim, cancelado pela Microsoft. Isso frustrou toda a comunidade, que tinha fé de que este seria um dos maiores carros-chefes da marca desde Halo, Forza e Gears of War. Não era incomum ver gente vendendo o console depois disso.
5. PUBG Battlegrounds
Antes de Fortnite, APEX Legends e outros jogos do gênero, apenas um battle royale reinava nos consoles: PUBG Battlegrounds (2017). Lançado com exclusividade temporária no Xbox One (por sua política permitir jogos em acesso antecipado), o game fez um estrondoso sucesso na plataforma.
Ele se tornou um fenômeno instantâneo e era muito difícil encontrar quem tinha o videogame na época e não estava imerso de algum modo em suas mecânicas. Tivemos grandes sucessos depois dele, mas por ter sido o primeiro e de forma exclusiva, ele definiu a experiência no videogame.
4. Forza Horizon 4
Quando falamos de jogos de corrida no Xbox One, é difícil não mencionar a diversão e adrenalina que Forza Horizon 4 (2018) proporcionou. Com ambientação na Grã-Bretanha, ele foi um dos mais realistas e trouxe terrenos inspirados em diversos países próximos ao Reino Unido.
O jogo elevou o padrão visto na franquia, com inúmeros carros, várias opções de personalização, mapas coloridos e com o clima em constante mudança. Mesmo que o 5º tenha sido lançado também para o console (assim como para o Xbox Series), esta versão é a que mais marcou o público na época.
3. The Witcher III: Wild Hunt
O Xbox One foi lar de muitas experiências marcantes multiplataforma e não dá para montar uma lista destas sem mencionar The Witcher III: Wild Hunt (2015). O RPG de ação foi um marco na indústria gaming e no gênero, o que atraiu muita gente ao console.
Ao lado de Geralt vemos uma verdadeira jornada de resgate por um mapa colossalmente grande, com diversas ameaças e histórias a cada vila visitada. Ele mostrou o poder que o videogame da Microsoft aguentava no meio da geração, o que serviu de showcase para tudo o que viria a seguir.
2. Sea of Thieves
Após anos “desaparecida”, a Rare decidiu trazer um projeto inédito com Sea of Thieves (2018). Ele é uma grande aventura multiplayer de piratas em mar aberto, que permite aos jogadores batalharem contra outros, criaturas marinhas e pilhar tesouros onde quer que passem.
Ele se destacou por ser uma das principais experiências disponíveis no Xbox Game Pass, o que abriu as portas para os “Day One” e para uma verdadeira multidão curiosa para ver o jogo. Com um gameplay atrativo e muito carisma, ele segue até os dias atuais chamando a atenção dos marujos de 1ª viagem.
1. Red Dead Redemption 2
Mesmo com GTA V entre nós, a Rockstar marcou o Xbox One com outro grande jogo: Red Dead Redemption 2 (2018). A aventura no faroeste em mundo aberto elevou todos os limites da plataforma e chegou a todos os limites técnicos que a Microsoft tinha imposto para seu videogame.
Gráficos, iluminação, tamanho de mundo aberto sendo processado, ações simultâneas e muito mais mostraram que o console de mesa não apenas aguentava o tranco, como lidava bem com tudo aquilo. Não é à toa que uma legião de fãs continue encantados pela experiência, mesmo anos depois.
O melhor do Xbox One
E não é justo falar sobre jogos que definem o Xbox One sem citar alguns títulos que encantaram milhões de jogadores, como é o caso de Control, Sunset Overdrive, Batman Arkham City, Dying Light, Gears 5 e outras experiências que ficaram marcadas no coração.
Entre os principais games que chegaram ao console da Microsoft, estão:
- Red Dead Redemption 2
- Sea of Thieves
- The Witcher III: Wild Hunt
- Forza Horizon 4
- PUBG Battlegrounds
- Scalebound
- Assassin’s Creed Odyssey
- Halo: The Master Chief Collection
- Ori and the Blind Forest
- Ryse: Son of Rome
Leia também no Canaltech:
- 9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original