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Curiosidades

4 prompts para o Gemini criar um roteiro de vídeo para redes sociais

Quer deixar seus vídeos mais criativos e atrativos? Com comandos de texto, o Gemini pode gerar roteiros prontos para Reels, TikToks e Shorts, adaptando o tom, o formato e o humor ao seu público. Ele entende o estilo de cada plataforma, sugere estruturas de cena, cria falas naturais e até indica o melhor ritmo para manter o espectador até o final.

4 comandos do Gemini criar vídeos para redes sociais

1. Explicar conteúdo complexo com humor

Use esse tipo de roteiro quando quiser transformar um tema técnico ou difícil em algo leve e fácil de entender. O humor e as analogias visuais ajudam a prender a atenção do público e aumentar o engajamento, principalmente em vídeos curtos, como Reels ou Shorts.

  • Exemplo de prompt: “Aja como um criador de conteúdo com um ótimo senso de humor. Crie um roteiro de 20 segundos para um Reels explicando [TEMA] para um público leigo. O vídeo deve ter 3 cenas rápidas:
    • Cena 1: Eu, confuso, reagindo de forma engraçada a algo relacionado ao tema.
    • Cena 2: Eu explicando de forma super simplificada, usando uma analogia divertida para deixar o conceito fácil de entender.
    • Cena 3: Uma reviravolta cômica relacionada ao tema.
    • O tom deve ser informativo e muito divertido.
    • Inclua sugestões de texto na tela e um CTA para “seguir para mais [ASSUNTO] sem complicação”.”
      Criadora de conteúdo digital
      O Gemini pode ajudar a montar roteiros de vídeos completos para as redes sociais. (Imagem: Videodeck .co/Unsplash)

2. Criar conteúdo sobre situação do cotidiano

Esse tipo de conteúdo funciona porque mostra situações que o público vive ou reconhece, gerando identificação imediata. O humor e as reações naturais prendem a atenção e fazem as pessoas assistirem até o fim.


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  • Exemplo de prompt: “Você é um roteirista de [gênero]. Escreva um roteiro de 15 segundos para o TikTok sobre [assunto]. O formato deve ser um diálogo da pessoa consigo mesma. Cena única, com cortes rápidos mostrando diferentes expressões de [inserir expressões]. Use um áudio em alta de [inserir tipo de áudio]. O final deve ter uma legenda na tela: ‘Quem é essa pessoa?’. Não precisa de CTA.”

3. Fazer conteúdo com base em uma trend

Quando uma trend está em alta, adaptar seu conteúdo para ela é uma forma de aumentar o alcance e aparecer nas recomendações.

  • Exemplo de prompt: “Assuma a persona de um criador de conteúdo de [assunto]. Crie um roteiro para um vídeo de 25 segundos baseado na trend [inserir trend]. O tema é [inserir tema]. Mostre [inserir o que deve conter no vídeo]. O tom deve ser [inserir tom].”

4. Criar vídeo de antes e depois

Quando as pessoas veem este tipo de conteúdo, elas se interessam por querer saber como alcançar o mesmo resultado. Por isso, incluir um CTA (Call-to-Action) no final ajuda no engajamento do vídeo.

  • Exemplo de prompt: “Crie um roteiro para um vídeo de 15 segundos no formato ‘antes e depois’. O tema é [inserir tema]. A primeira cena (o ‘antes’) deve mostrar [inserir]. A segunda cena (o ‘depois’) deve [inserir]. A narração deve ser apenas uma frase curta e impactante. Inclua um CTA no final: ‘Comente ‘EU QUERO’ para receber o link.”

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Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.