Youtuber pode ser preso na Itália por analisar portáteis com jogos retrô piratas
Apesar de um começo conturbado em plataformas de vídeo como o YouTube, os conteúdos sobre videogames parecem prosperar cada vez mais, beneficiando consumidores, marcas e os próprios criadores. Contudo, a história foi diferente para o italiano Francesco Salicini, dono do canal Once Were Nerd no YouTube, que pode ser preso por produzir vídeos sobre portáteis com jogos retrô pirateados.
- Nintendo já está agindo contra pirataria no Switch 2 e banindo jogadores
- Criador de Minecraft reforça apoio à pirataria nos jogos
O criador fazia análises em vídeo de emuladores portáteis famosos, como os da Anbernic, e de outros aparelhos vendidos em marketplaces como o AliExpress.
Em abril deste ano, porém, Salicini foi abordado por agentes da Guarda de Finanças da Itália — órgão subordinado ao Ministério da Economia e Finanças do país — com um mandado de busca para investigar a suposta promoção de material pirateado protegido por direitos autorais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo as autoridades, as análises de Salicini de produtos como o RG Slide, da Anbernic, incluíam cartões microSD com ROMs piratas. Esse conteúdo é passível de punição pelo Artigo 171 da Lei de Direitos Autorais italiana, o que pode render uma multa de aproximadamente 15 mil euros (cerca de R$ 96 mil em conversão direta) e até três anos de prisão.
O órgão também menciona a violação de conteúdo protegido da Nintendo e da Sony, embora não haja indícios de que essas empresas tenham iniciado o processo.
Salicini afirmou que as autoridades italianas confiscaram mais de 30 consoles de sua coleção, incluindo dispositivos de emulação de marcas como ANBERNIC, Powkiddy e TrimUI, além de seu smartphone, que foi devolvido dois meses depois.
Além disso, o criador revelou que o órgão pode remover seu canal do ar antes mesmo de o caso ir a julgamento, medida que é respaldada pelas leis da Itália. Vale lembrar que Salicini ainda não foi julgado, e o caso pode ser arquivado. No video, o dono do canal afirmou que foi “supercooperativo [com as investigações], porque, aos meus olhos, não fiz nada de errado”.
Jogos piratas na mira das autoridades
Casos de pirataria vêm ganhando força no meio dos games. Recentemente, o FBI fechou diversos sites que disponibilizavam cópias ilegais de jogos, o que desagradou a muitos jogadores.
Leia também:
- Indústria de consoles e portáteis retrô é ameaçada por tarifas dos EUA
- Quanto custaria um PlayStation 1 hoje, com a inflação?
- Emulador do Nintendinho transforma jogos clássicos em 3D
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original