Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

WhatsApp vai parar de funcionar na Rússia? Entenda o caso

Parlamentares vinculados à regulamentação de TI da Rússia comunicaram nesta sexta-feira (18) que o WhatsApp deve se preparar para encerrar a operação no país, o que sinaliza uma possível restrição do app em território russo. A informação é da agência Reuters.

A Meta, desenvolvedora do app, é listada como uma “organização extremista” no país e as redes Facebook e Instagram são bloqueadas por lá desde 2022

De acordo com o chefe da câmara baixa do comitê de tecnologia da informação do parlamento russo, Anton Gorelkin, o mensageiro poderia sofrer consequências por ser feito em países “que não são amigos” da Rússia, como parte de uma ordem do presidente do país, Vladimir Putin.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em paralelo, Putin recentemente autorizou o desenvolvimento de um mensageiro estatal chamado Max, ligado a serviços governamentais, como uma forma de concorrer contra WhatsApp e Telegram. De acordo com Gorelkin, o app poderia ocupar o espaço deixado pelo mensageiro da Meta por lá.

WhatsApp é o mensageiro mais popular do país, segundo porta-voz

Perguntado sobre o tema, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o WhatsApp precisa “seguir a legislação russa para continuar operando no país”, de acordo com a agência russa TASS.

Peskov reconheceu que o app é o mensageiro mais usado por lá em base de usuários, mas que “precisa seguir com suas obrigações sob a lei russa”. Até o momento, a Meta não comentou o caso.

Telegram já foi banido no país

Rival do WhatsApp, o Telegram foi fundado no país por dois russos, Pavel e Nikolai Durov, mas já foi banido do país por dois anos. O governo local proibiu o acesso ao app em 2018, após exigir que enviassem históricos de conversas para a agência de segurança russa, mas encerrou a restrição em 2020.

Ainda que o app tenha sido criado por lá, os cofundadores se mudaram para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017 e mantém a operação da plataforma no país do Oriente Médio desde então.

Leia também:

VÍDEO: dicas para proteger conversas no WhatsApp

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.