Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Vulnerabilidade no Monsta FTP expõe milhares de sites a invasão de hackers

O gerenciador de arquivos de servidores web Monsta FTP teve uma vulnerabilidade crítica descoberta pela empresa de cibersegurança watchTowr: ela permitia que qualquer pessoa, mesmo sem autenticação, conseguisse subir os arquivos que desejasse aos servidores, abrindo margem para execução de códigos maliciosos e invasão completa de sites.

O diferencial do Monsta FTP é que ele permite o gerenciamento, ou seja, upload, download e modificação de arquivos em servidores web diretamente do navegador, sem necessidade de um aplicativo desktop. Usuários privados e instituições financeiras estão entre os principais clientes, e é recomendado a eles que atualizem imediatamente a ferramenta, que já ganhou atualizações corrigindo a brecha de segurança.

Vulnerabilidade no Monsta FTP

Os pesquisadores da watchTowr estavam estudando vulnerabilidades antigas do Monsta FTP, da versão 2.10.4 para trás. Eles passaram a suspeitar que algumas falhas reportadas na versão 2.10.3, que incluíam Falsificações de Requests Via Servidor (SSRF) e problemas de upload arbitrário de arquivos (CVE-2022-31827, CVE-2022-27469 e CVE-2022-27468), ainda pudessem existir na versão mais atual.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

FTP é um protocolo de transferência de arquivos usado para gerenciar servidores e sites na internet: vulnerabilidades podem comprometer o serviço (Imagem: MelhoresHospedagem/Divulgação)
FTP é um protocolo de transferência de arquivos usado para gerenciar servidores e sites na internet: vulnerabilidades podem comprometer o serviço (Imagem: MelhoresHospedagem/Divulgação)

As suspeitas estavam corretas, e a vulnerabilidade, chamada CVE-2025-34299, surgiu, definida como uma falha séria pré-autenticação. Isso significa que hackers podiam subir arquivos nos servidores antes mesmo de fazer login, sem precisar de usuário ou senha para executar códigos remotamente.

Arquivos podiam ser salvos em qualquer lugar do servidor da vítima, efetivamente liberando o site para assalto com pouco esforço. Os especialistas publicaram um relatório mostrando como o método funcionava, notando a técnica webshell que podia ser explorada dessa maneira. Há ao menos 5.000 sessões FTP do Monsta disponíveis na internet, deixando muitos servidores web vulneráveis à falha.

A Monsta FTP foi alertada em 13 de agosto deste ano, e um patch de correção, na versão 2.11.3, foi lançado em 26 de agosto. Para se proteger, no entanto, é necessário atualizar, então recomenda-se a instalação imediata da versão 2.11.3 ou posterior a todos os que utilizam o serviço: caso contrário, seu servidor e site ainda estarão vulneráveis a invasões.

Confira também:

VÍDEO | Como funciona o blockchain em servidores tradicionais

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.