Voos de madrugada no Brasil têm explicação lógica; saiba qual é
Já percebeu que a maioria dos voos com destino à Europa, África e Oriente Médio, bem como os que vêm ao Brasil, chegam ou saem entre meia-noite e 3h da manhã? O horário pode parecer estranho, mas não foi escolhido por acaso: a explicação está na falta de slots nos grandes aeroportos do país, bem como as longas distâncias percorridas.
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A chegada e partida de voos nestes horários nos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, conhecidos pelo grande fluxo de passageiros, se deve às restrições de slots (as janelas de horários para pousos e decolagens) e às demandas das companhias aéreas.
O que acontece é que, ao realizar voos noturnos, as áreas conseguem ampliar as possibilidades de conexão — existem aeroportos que concentram voos vindos de diferentes regiões e países, e a partir deles, as companhias fazem as conexões com voos de empresas parceiras.
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Além disso, os voos que duram mais de 13 horas podem exigir partidas diurnas em seus países de origem para chegarem aos aeroportos brasileiros no início da madrugada.

O horário é vantajoso também para as companhias aéreas: quando estes voos decolam nas primeiras horas do dia, as aeronaves chegam em horários melhores para conexões, o que permite aproveitar melhor a aeronave nas demais operações do restante do dia.
Voos de madrugada
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o aeroporto de Guarulhos abrigou 37 mil voos internacionais em 2019. Deste total, 22 mil deles foram realizados entre 18h e 6h.
O aeroporto de Recife (PE) vem se destacando nesse cenário. A cidade abriga voos noturnos da TAP Air Portugal desde 2017, e agora recebe 12 operações semanais da companhia, todas com chegadas entre meia-noite e 3h. Entre os motivos do cronograma está a dificuldade em conseguir slots no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
O fenômeno também é observado nas rotas oferecidas pela Turkish Airlines entre Istambul e Cidade do México: dos dez voos semanais ao país, três chegam à 1h35. A operação segue até Cancún como uma estratégia para evitar restrições de decolagem causadas ela altitude da capital mexicana.
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