Vale a pena comprar o novo Nissan Kicks? Já dirigimos!
No dia 18 de junho, a Nissan apresentou oficialmente e iniciou a pré-venda da nova geração do Kicks no Brasil. Com nova plataforma, novo visual e até motor inédito, o SUV produzido em Resende (RJ) está completamente irreconhecível (de um jeito bom).
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A primeira geração do modelo foi um enorme sucesso no Brasil. O Kicks foi lançado em 2016, bem no início da “era dos SUVs”, e se mantém relevante no mercado por quase 10 anos, principalmente após uma atualização apresentada em 2021 pela marca.
Agora montado sob a plataforma modular CMF-B, também utilizada por Nissan Juke, Renault Kardian e Boreal, o modelo ficou maior, com 6 cm a mais de comprimento e 4 cm a mais de entre-eixos.
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Suas dimensões são as seguintes: 4,36 metros de comprimento, largura de 1,80 m (+4 cm), altura de 1,62 m (+2 cm) e entre-eixos de 2,65 m. Apesar de ainda ser um SUV compacto, ele se aproximou de modelos como Jeep Compass (em tamanho e preço). O porta-malas tem 470 litros de capacidade, sendo o maior da categoria.

O principal responsável por este crescimento é o novo visual do Kicks. Com design muito mais robusto, o modelo se destaca pela grade e seu conjunto óptico frontal, além de novas lanternas e rodas que podem ser de 17” ou 19”, dependendo da versão.
O interior também recebeu uma bela atualização, com diversos elementos que podem (ou não) justificar seu preço. Nas versões mais caras, o Kicks vem de série com duas grandes telas no painel com 12,3” cada uma, material soft touch em tecido e vinil por toda cabine, freio de estacionamento eletrônico, seletor de marcha por botões, etc. O nível de acabamento é mantido nas variantes mais baratas, mas elas utilizam uma tela de instrumentos digital menor (7”).
Mas há duas coisas que sentimos falta: uma segunda zona de ar-condicionado e saídas para o banco traseiro. Praticamente todos os rivais do SUV possuem essas comodidades de série.

Em contrapartida, a lista de itens de segurança é vasta para a linha 2026, principalmente na versão Ultimate topo de linha. Ele vem equipado com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistência de centralização de faixa, piloto automático adaptativo semiautônomo (nível 2), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360º e seis airbags.
A Nissan também introduziu na linha 2026 do SUV o mesmo conjunto do Renault Kardian, com 1.0 turbo de três cilindros e câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo de seis marchas. Ele gera 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O antigo 1.6 aspirado segue disponível, mas somente nas versões Play de primeira geração, que serão vendidas em conjunto da nova.
Porém, mesmo com todas as mudanças, o Nissan Kicks manteve praticamente o mesmo quando o assunto é direção (te contaremos mais para frente).

A nova geração do Kicks parte de R$ 159.990 na variante Sense, pelo menos durante a pré-venda. O restante das versões são as seguintes: Advance (R$ 167.990), Exclusive (R$ 177.990) e Ultimate (R$ 199.000). Após o dia 3 de julho, quase todas as versões passarão por um reajuste.
Como anda a nova geração do Nissan Kicks?
Durante o evento de lançamento da Nissan, tivemos a oportunidade de dirigir o SUV em um percurso de mais de 100 km, da cidade de Mogi das Cruzes (SP) até Itatiba, no interior de São Paulo. Apesar de ter sido apenas um preview, pudemos ter uma base de como anda a nova geração do Kicks.
Mesmo com todas as mudanças, troca de plataforma e novo conjunto mecânico, a dirigibilidade do Nissan Kicks 2026 se mantém praticamente igual da geração anterior. O desempenho de 0 a 100 km/h é de 12,4 segundos, mesmo com a adição de um propulsor turbo um pouco mais potente. Mas isso tem uma justificativa: seu peso. Com o acréscimo de tamanho, o modelo chegou aos 1.366 kg, contra os 1.122 kg da geração anterior.

Entretanto, o turbocompressor foi capaz de deixar o SUV mais esperto, com retomadas mais rápidas, entregando o que você precisa ao pisar no acelerador de forma incisiva.
A suspensão não recebeu nenhuma alteração para a nova geração, sendo do tipo McPherson com barra estabilizadora na frente e eixo de torção na traseira. Seu desempenho é ótimo, assim como na primeira geração.

Ao dirigir o Kicks 2026 pela primeira vez, você pode acabar estranhando o novo seletor de marchas, mas ele é muito interativo. Porém, nada é melhor que uma alavanca de câmbio tradicional.
Outro detalhe importante que merece destaque são os assentos. Utilizamos apenas os dois da frente, que oferecem bastante conforto — assim como o volante revestido em vinil.
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Vale a pena comprar o Nissan Kicks 2026?
Com esta nova geração, o Nissan Kicks passa a disputar de uma nova segmentação no mercado brasileiro. O modelo oferece mais espaço e equipamentos que a maioria dos SUVs compactos, mas também obra por isso.
Suas versões mais caras agora brigam contra SUVs médios, como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Porém, em alguns casos, o modelo da Nissan oferece mais equipamentos e até mais espaço interno.

Esse é o objetivo da marca com o Kicks 2026, frequentar um segmento mais caro e roubar vendas de líderes do segmento. No entanto, o motor 1.0 turbo pode acabar atrapalhando isso, já que seus principais concorrentes utilizam motores maiores e mais potentes.
Agora, vale também para o consumidor avaliar suas necessidades na hora da compra de um carro zero. Assim, o espaço interno e os equipamentos sofisticados do novo Kicks podem se sobressair sobre seus concorrentes diretos.
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