Tubarões congelam quando estão de cabeça para baixo e ninguém consegue explicar
A ciência tem muitos mistérios, e um deles é que os tubarões congelam quando estão de cabeça para baixo. Basicamente, entram em um estado de paralisia temporária, conhecido como imobilidade tônica. Apesar de documentado há décadas, o fenômeno ainda é inexplicável, e uma nova pesquisa publicada na revista Reviews in Fish Biology and Fisheries traz evidências de que esse comportamento pode não ter nenhuma função adaptativa nos dias de hoje.
- Misteriosos tubarões das profundezas vivem centenas de anos — agora sabemos como
- Este tubarão vive 400 anos e o segredo está no DNA
No estudo, foram testadas 13 espécies de tubarões, e sete dessas espécies apresentaram o congelamento ao serem viradas de cabeça para baixo na água. As outras seis não reagiram. A partir desses dados, os pesquisadores aplicaram métodos de análise evolutiva para mapear o comportamento ao longo da história do grupo.
Por que tubarões congelam?

Os resultados apontam que a imobilidade tônica é um traço ancestral e que foi sendo perdida em diferentes linhagens ao longo do tempo. Isso sugere que o comportamento pode não trazer benefício prático atualmente, permanecendo apenas como uma herança evolutiva inofensiva.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os cientistas investigaram três hipóteses:
- Mecanismo de defesa contra predadores
- Função reprodutiva
- Resposta neurológica a estímulos extremos
Mas a conclusão dos autores do estudo é que a imobilidade tônica dos tubarões seja apenas um resquício evolutivo. Em ambientes complexos, como os recifes de coral, congelar pode até representar um risco, já que o animal pode ficar preso ou vulnerável a ataques. Por isso, algumas espécies perderam esse comportamento com o tempo.
Leia também:
- Tubarões existem há milhões de anos antes das árvores; entenda
- Tubarão branco ataca pessoas? 7 características sobre o macro-predador
VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original