Truque da moeda avalia sulcos dos pneus e evita acidentes nas chuvas
O tempo chuvoso exige que os motoristas redobrem a atenção não só nas estradas como também no estado dos pneus dos seus veículos. Para isso, é essencial verificar a profundidade dos sulcos na banda de rolagem, que têm papel importante para garantir a segurança na estrada.
- Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas
- Qual a diferença entre um pneu radial e um diagonal?
Os sulcos dos pneus são ranhuras na banda de rolagem responsáveis tanto por garantir a estabilidade em estradas secas quanto pela drenagem da água da pista quando está chovendo; desta forma, eles evitam a aquaplanagem, que faz com que o carro perca o contato com a pista.
A banda de rodagem deve ter espessura mínima de 1,6 mm; portanto, é obrigatório trocar os pneus assim que esse limite for atingido para não comprometer a segurança dos ocupantes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para verificar a profundidade dos sulcos, basta conferir os TWI, que são os indicadores de desgaste incorporados aos sulcos dos pneus. Você pode fazer isso com uma moeda de R$ 1,00: é só inseri-la no sulco e ver se a parte dourada da moeda desapareceu. Se sim, o pneu está em bom estado e liberado para rodar. Caso contrário, é necessário trocá-lo o quanto antes.

Também dá para verificar a profundidade dos sulcos com os TWI, que são indicadores de desgaste incorporados aos pneus. Neste caso, é preciso ter atenção ao desgaste da banda de rodagem que, ao coincidir com as marcações, indica que é hora de trocar o pneu. Fácil, né?
Leia também:
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original