Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Trump deixa pessoas confusas ao afirmar que “300 milhões morreram nos EUA de overdose de drogas no ano passado”

Donald Trump voltou a chamar atenção com uma declaração polêmica durante a defesa de uma operação militar contra supostos traficantes de drogas. O presidente afirmou que, antes de assumir novamente o cargo, já havia prometido endurecer a política antidrogas e enfrentar duramente países que permitissem o tráfico para os Estados Unidos.

No início deste mês, Trump anunciou em sua rede Truth Social que forças militares norte-americanas realizaram uma operação contra integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua. Segundo ele, o grupo estaria transportando drogas em um barco localizado em águas internacionais. A ação terminou com 11 suspeitos mortos, classificados por ele como “narcoterroristas”, e sem baixas entre os militares dos EUA.

Em sua publicação, Trump declarou: “Nesta manhã, sob minhas ordens, as Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque cinético contra narcoterroristas identificados do Tren de Aragua na área de responsabilidade do SOUTHCOM. O ataque resultou em 11 terroristas mortos em ação. Nenhuma de nossas tropas foi ferida. Que isso sirva de aviso a qualquer um que esteja pensando em trazer drogas para os Estados Unidos. CUIDADO!”

A operação rapidamente ganhou repercussão internacional. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou o ataque como “ilegal”. Questionado sobre isso em uma entrevista à Fox News, Trump rebateu: “O que é ilegal são as drogas que estavam no barco e que estão sendo enviadas para o nosso país, e o fato de que 300 milhões de pessoas morreram no ano passado por causa das drogas, isso sim é ilegal.”

A afirmação gerou espanto e críticas, já que o número citado não corresponde à realidade. Com uma população de cerca de 340 milhões de habitantes, seria praticamente impossível que quase todos os cidadãos norte-americanos tivessem morrido de overdose em um único ano.

Dados oficiais do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostram que, nos 12 meses até março de 2025, ocorreram cerca de 75 mil mortes por overdose nos EUA — uma queda em relação ao pico de 111 mil mortes registrado dois anos antes.

Mesmo se a fala de Trump se referisse a números globais, os cálculos não se sustentariam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório publicado em junho de 2024, aproximadamente 600 mil mortes no mundo estiveram relacionadas ao uso de drogas.

A declaração virou alvo de piadas e críticas nas redes sociais. Eric Garcia, candidato ao Congresso na Califórnia, ironizou: “Quase toda a população dos EUA morreu de drogas no ano passado!!!! Alguém que ama esse homem precisa ajudá-lo.” Já Ben Meiselas, cofundador do portal MeidasTouch, comentou em tom de sarcasmo: “Ele está errado. Foram um bilhão de gazilhões de pessoas.” O advogado conservador George Conway também não poupou palavras: “O melhor do feriado de Labor Day foi que não tivemos que ouvir ele dizer coisas idiotas.”

Esse Trump deixa pessoas confusas ao afirmar que “300 milhões morreram nos EUA de overdose de drogas no ano passado” foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.