Titã | Sombra da lua de Saturno fica visível; fenômeno se repete só em 2040
Saturno, o gigante gasoso com anéis no Sistema Solar, vai apresentar uma sombra escura nos próximos meses. O fenômeno vem da sombra de Titã, sua maior lua, e só vai ser visível outra vez em 2040.
- Anéis de Saturno podem ser tão velhos quanto o planeta; entenda
- Descobertas 128 novas luas de Saturno, que totaliza 274 e supera Júpiter
O evento acontece graças ao alinhamento orbital entre a Terra e Saturno, que ocorre a cada 15 anos. Em março, o alinhamento entre os astros estava tão perfeito que era como se os anéis de Saturno desaparecessem em nossa perspectiva. Em 2032, vai ocorrer o oposto, ou seja, os anéis vão ficar mais visíveis do que nunca.

No momento, Saturno está em uma orientação que faz com que Titã o orbite fazendo com que sua sombra seja projetada sobre o planeta — é como o que acontece nos eclipses lunares na Terra. Luas como Mimas e Reia também projetam sombras, mas com menor intensidade, o que torna sua observação mais difícil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como Titã orbita Saturno a cada 16 dias, ainda vão ocorrer 10 trânsitos visíveis enquanto a Terra se mantém alinhada com o planeta; três deles já aconteceram, ou seja, ainda há mais oportunidades para acompanhar o fenômeno. A má notícia é que só dá para ver a sombra de Titã com a ajuda de algum telescópio com boa capacidade de ampliação.
Caso você não tenha nenhum instrumento do tipo em mãos, sem problemas: Titã ainda vai passar em frente a Saturno a cada 16 dias até janeiro de 2026. Depois, os trânsitos acabam e voltam a ocorrer somente em 2040.
Leia também:
Saturno tem desequilíbrio energético que cientistas não esperavam
Anéis de Saturno vão ficar invisíveis no final do mês? Entenda
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original