Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Teste mostra ganho de 15 FPS no ROG Xbox Ally X ao usar Bazzite OS

Já faz um tempo que se fala nas desvantagens do Windows 11 em consoles portáteis, como o ROG Xbox Ally. Um novo teste reforça esse fator, comparando o sistema operacional padrão do handheld com o Bazzite OS, revelando desempenho maior, até 15 FPS mais no sistema alternativo, dependendo da configuração energética usada.

O teste é do canal Cyber Dopamine, que usou ROG Xbox Ally X, versão mais forte do portátil, com o Bazzite OS. O responsável pelos testes rodou somente os games Kingdom Come: Deliverance II e Howarts Legacy, mas dá para termos uma ideia da diferença de desempenho ao mudar o sistema operacional.

Maior diferença acontece com TDP em 17W no ROG Xbox Ally X

O Bazzite OS garantiu melhorias de desempenho em quase todos os cenários de testes. A maior diferença acontece com o Kingdom Come: Deliverance II, com o console portátil configurado em 17W. No sistema padrão do handheld, é possível 47 FPS, mas ao mudar para o sistema alternativo, a performance sobe para 62 FPS.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Diminuindo a distribuição de energia para 13W, a diferença de desempenho despenca para 2 FPS, literalmente um empate técnico. Algo similar acontece com Hogwarts Legacy também nessa faixa de TDP, onde o Windows do ROG Xbox Ally X proporcionou 1 FPS a mais que o Bazzite OS.

em 17W, o salto de desempenho também foi considerável no jogo da Warner Bros. Games, saindo de 50 para 62 FPS com a troca de sistema operacional. Um último teste foi feito na maior faixa de TDP (35W), onde a diferença foi de 5 FPS, garantindo desempenho acima de 60 FPS.

E segundo o canal Cyber Dopamine, não só a taxa de frames aumentou trocando de sistema, mas também o desempenho ficou mais estável em geral, com o frametime instável do Windows não acontecendo no Bazzite OS. Essa diferença de desempenho acontece também em outros consoles portáteis ao trocar o Windows 11 pelo Steam OS.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.