Teste: Honda HR-V evolui, mas ainda precisa de versão híbrida
A linha 2026 do Honda HR-V, apresentada oficialmente nesta segunda-feira (14), chegou com boas novidades para manter o SUV compacto entre os mais vendidos do Brasil, mas nenhuma delas relacionada à motorização.
A montadora japonesa preferiu focar a atualização de meia-vida no design (interno e externo), na melhora acústica da cabine e em novas tecnologias. A escolha pela não implementação de uma versão híbrida no line-up, porém, pode se tornar um grave erro estratégico.
Após participar do evento oficial de lançamento, que contou com bate-volta entre São Paulo e São Roque, a reportagem do CT Auto comprovou que o desempenho e a eficiência da versão Touring, topo de linha da gama, seguem excelentes, mas poderiam ser ainda melhores — e mais adequados ao preço, que supera os R$ 200 mil.
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Confira a seguir as primeiras impressões ao volante do HR-V 2026 Touring 1.5 Turbo, no teste que durou pouco mais de 150 quilômetros e reuniu trechos em perímetro urbano e em rodovias.

Como anda o HR-V 2026?
O conjunto mecânico formado pelo motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, que entrega 177 cv de potência, 24,5 kgf/m de torque, e trabalha em conjunto com o câmbio CVT com simulação de 7 velocidades, se mostrou bastante eficiente.
Embora haja um pouco de turbo lag na aceleração, comum a esse tipo de propulsor, o desempenho não deixa a desejar e as retomadas são rápidas, proporcionando maior segurança, especialmente nas ultrapassagens.
O ajuste da suspensão do HR-V 2026 também é digno de elogios, pois o SUV japonês, além de ser mais “grudado” no chão, é suave na medida certa e não tem tanta rolagem de carroceria quanto alguns concorrentes, especialmente das marcas chinesas.

Os recursos do Honda Sense, que foram recalibrados, também se mostraram bastante eficientes, tanto na correção de faixas quanto na condução com o modo ACC acionado, que permite ao motorista retirar completamente as mãos do volante por alguns segundos, mesmo em curvas suaves.
Eficiência é boa, mas seria melhor com motor híbrido
Em termos de eficiência e economia de combustível, o Honda HR-V 2026 fechou o teste dentro do esperado, com média de 12,6 km/l no percurso misto (números do Inmetro apontam consumo entre 11,5 e 12,9 na estrada), mas é nesse ponto que ficou claro qual pode ser o “Calcanhar de Aquiles” da nova linha. Embora satisfatório, o consumo de combustível do HR-V é inferior ao de alguns modelos que já oferecem motorização híbrida e se encontram na mesma faixa de preço do SUV japonês, casos do BYD Song Pro e do GWM Haval H6 HEV One.

Os chineses, que custam menos de R$ 200 mil, chegam a rodar mais de 20 km/l, graças à ajuda da eletrificação no powertrain. Em conversa reservada com o CT Auto, Ariel Mógor, Gerente de Marketing e Relações Públicas da Honda Automóveis, citou que as tecnologias híbridas da Honda são ainda mais eficientes, pois “privilegiam o modo elétrico”, e explicou o porquê elas não foram incorporadas ainda ao HR-V.
“A gente ouve dos nossos clientes, faz muitas pesquisas, muitas clínicas de mercado para entender o que eles esperam dessa versão topo de linha do HR-V, essas duas versões topo de linha no caso, Advanced e Touring, e a resposta está muito voltada à performance e à esportividade na aceleração do carro, algo que o turbo entrega de uma maneira bastante competente”.

Honda HRV 2026: versões e preços
O Honda HR-V 2026 chegará às lojas a partir do dia 30 de julho, com oito opções de cores: Branco Tafetá, Prata Platinum, Cinza Basalto, Azul Cósmico, Branco Topázio, Preto Cristal e as inéditas Vermelho Supernova e Cinza Titanium.
Os preços serão os seguintes:
- Honda HR-V EX: R$ 163,2 mil
- Honda HR-V ELX: R$ 170,9 mil
- Honda HR-V Advance: R$ 199,4 mil
- Honda HR-V Touring: R$ 209,9 mil
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