Switch 2 pode receber qualquer jogo que rode a 60 FPS no Xbox Series S; entenda
O Nintendo Switch 2 está mais próximo do Xbox Series S do que você pensa. Foi o que deu a entender Eoin O’Grady, diretor técnico de uma subsidiária da Virtuos, em entrevista ao site Wccftech. A empresa é conhecida por co-desenvolver, portar e remasterizar diversos projetos, incluindo The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e Metal Gear Solid Delta: Snake Eater.
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
- Review Nintendo Switch 2 | Console é um salto tecnológico e tanto, mas só
De acordo com o diretor, a GPU do novo híbrido da Nintendo é ligeiramente inferior à do console de entrada da Microsoft, mas acaba se equiparando à do Series S graças a tecnologias como o DLSS.
“Qualquer jogo que rode a 60 FPS no Series S deve ser facilmente portado para o Switch 2”, afirmou O’Grady ao ser questionado sobre a proximidade entre os consoles.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A maior diferença, no entanto, está na CPU. Nesse quesito, o processador do Switch 2 estaria mais próximo do PlayStation 4 do que do Xbox Series S.
“Como a maioria dos jogos tende a depender mais da GPU do que da CPU quando bem otimizados, o impacto dessa diferença depende bastante do jogo específico e da taxa de quadros que ele busca atingir”, contou O’Grady.

O diretor ainda destaca que qualquer jogo que rode a 30 FPS, mesmo que limitado pela GPU, também deve ser portado facilmente para o híbrido da Nintendo.
Apesar disso, o desenvolvedor ressaltou que jogos com mecânicas complexas, física, animações robustas ou outros elementos que demandam muito da CPU vão precisar de polimento e otimização extras para atingir 30 ou 60 FPS quando portados para o Nintendo Switch 2.
Cyberpunk 2077 melhor no Nintendo Switch 2 do que no Series S?
O’Grady também menciona a tecnologia da NVIDIA, o DLSS Super Resolution, que garante melhor fidelidade gráfica e desempenho. Cyberpunk 2077: Ultimate Edition ainda é considerado uma vitrine para o poderio do Nintendo Switch 2, sendo uma verdadeira amostragem do até onde a performance do console vai, principalmente por utilizar a tecnologia de upscaling.
Nesse ponto, o Switch 2 acaba levando vantagem sobre o Xbox Series S e o PlayStation 4. “Comparado às versões para Xbox Series S e PS4, o DLSS oferece claramente uma tecnologia de upscaling superior, o que representa um argumento forte a favor de sua implementação pelos desenvolvedores”, explica. A declaração também foi ressaltada pelo Digital Foundry.
O diretor, no entanto, afirma que, apesar da melhora visível com o DLSS, nem todo jogo precisa da tecnologia. É o caso de Mario Kart World e Donkey Kong Bananza, que não buscam uma fidelidade gráfica de alto nível, já que contam com visuais mais cartunescos e estilizados.

Outro ponto levantado pelo diretor é que integrar o DLSS aos jogos não é uma tarefa simples e exige uma otimização diferenciada do processo de desenvolvimento.
“O DLSS precisa ser integrado através da API gráfica NVN2 da Nintendo, e o trabalho adicional que isso exige pode ter sido adiado por alguns estúdios em seus ports iniciais”, concluiu.
Nintendo Switch 2 ultrapassa Xbox Series X|S no Japão
Não é segredo que a Nintendo domina o mercado japonês de games desde os primórdios da indústria. Seu novo console, o Nintendo Switch 2, já superou as vendas dos modelos Xbox Series X|S em território nipônico.
Vale lembrar que os consoles da Microsoft estão disponíveis no Japão desde novembro de 2020, enquanto o Switch 2 está no mercado há pouco mais de um mês.
Leia também no Canaltech:
- Como o DLSS e o FSR afetam a qualidade da imagem?
- Nintendo Switch 2 x Switch: o que muda no novo videogame em termos técnicos?
- Nintendo Switch 2: 10 grandes novidades do novo console
Vídeo: Ainda vale a pena ter o Switch original em 2025? Afinal, o Nintendo Switch 2 já esta entre nós! Assista ao vídeo para saber!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original