Silent Hill f não poderia ser criado por IA, afirma produtor da franquia
Uma das maiores atrações da BGS 2025 foi, sem dúvidas, Hideo Kojima. A mente por trás de Metal Gear, Death Stranding e tantos outros jogos deu uma entrevista ao portal Rolling Stone Brasil afirmando que “no futuro, remakes e continuações serão feitos por IA”. No entanto, o produtor da franquia Silent Hill, Motoi Okamoto, discorda de Kojima.
Em resposta a uma publicação no X (antigo Twitter), Okamoto afirmou que obras como Silent Hill f, que representam um verdadeiro salto do original, “são difíceis de serem substituídas pela IA”.
O produtor argumenta que a IA consegue fazer uma proposta de projeto para uma sequência ambientada em Silent Hill, mas que a tecnologia ainda não consegue gerar desvios ousados, “como ambientar [a história] no Japão ou contratar o Ryukishi07”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De fato, essas tomadas de decisões fora da curva impactaram positivamente Silent Hill f, como no caso da escolha de Ryukishi07 para escrever a narrativa do jogo, considerado uma verdadeira obra-prima em nossa review de Silent Hill f.

Durante entrevista, Hideo Kojima não exaltou o uso da IA nos jogos, mas pontuou que “Costumam me perguntar o que penso sobre a indústria de games lançar tantas continuações, mas isso não é exclusivo dos jogos. O cinema também faz o mesmo com remakes e reboots. Como já são obras conhecidas, é mais fácil produzi-las e captar investimento” e alertou: “o ponto de vista de negócios, não está errado. Mas, se a indústria fizer só isso, é perigoso. Precisamos continuar criando coisas novas”.
Silent Hill voltou com tudo?
Os fãs da franquia de terror Silent Hill estão vivendo uma verdadeira era de ouro. Em alguns anos, jogadores puderam experimentar dois grandes títulos para a série, Silent Hill f e Silent Hill 2 Remake. Enquanto isso, esperam pelo título Townfall que pode se passar em uma pequena praia e adotar o estilo de Silent Hill: Short Message, também lançado recentemente.
Para falar sobre o estado atual da franquia, Okamoto voltou ao X (antigo Twitter) para comentar sobre o retorno de Silent Hill. O produtor conta que a Konami não queria apenas “testar as águas”, mas sim mostrar que está voltando com tudo com a série.

“Antes de tudo, queríamos que [os fãs] sentissem a nossa seriedade (nosso comprometimento) em ressuscitar a série. Desenvolver um remake e novos títulos simultaneamente envolve, é claro, riscos, mas primeiro queríamos transmitir que estávamos falando sério”, contou o diretor de Silent Hill f.
Okamoto ainda argumenta que os jogadores precisam sentir que há um futuro de um jogo: “Se a empresa ‘testar as águas’ [ficar na expectativa], os usuários também ‘testarão as águas’. A empresa deve primeiro mostrar sua seriedade, para que os usuários também se entusiasmem seriamente. Isso é o que é justo, certo?”
Leia também no Canaltech:
- Silent Hill f no PC: veja requisitos para jogar
- Quanto custa montar um PC para jogar Silent Hill f?
- O que significa o f de Silent Hill f?
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original