Seu carro foi apreendido? Veja como fazer a liberação rápida
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou um novo serviço que promete agilizar de forma significativa a liberação de carros e motos apreendidos no estado. Chamado Detran-SP LIVE (sigla de “Liberação Instantânea de Veículos), o sistema pode liberar os veículos apreendidos em questão de minutos.
- Por que blitz não pode mais apreender veículo irregular?
- O que fazer se for pego ao dirigir com a CNH vencida?
A novidade foi desenvolvida com base na hiperautomação, um conjunto de tecnologias que elimina a necessidade de intervenção humana. Criada pelo Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, a ferramenta já liberou mais de 100 veículos.

Para usar o serviço, o motorista precisa ter uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Após o login no site do Detran-SP, o sistema pergunta se o usuário tem veículo e, se sim, se este foi recolhido. Após a confirmação, o proprietário confere os dados do automóvel, o pátio onde se encontra, a taxa para a liberação, entre outras.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Carro apreendido: pagou, levou
A taxa de liberação e qualquer multa pendente podem ser pagos no sistema via Pix. Após esta etapa, o próximo passo inclui a quitação dos custos da estadia do veículo no pátio, bem como aqueles da sua remoção. Depois da quitação dos débitos, o condutor pode retirar o veículo.
De acordo com o Detran, a vantagem do sistema é a agilidade do processo de liberação: o prazo máximo era de dois dias úteis, mas os primeiros usuários conseguiram o ofício de liberação em apenas 20 minutos.
Leia também:
- O que é um “carro só para rodar”, e por que você deve fugir dele?
- Carro anfíbio, LamborghUNO, Cyberfusca: 7 maiores gambiarras do mundo automotivo
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original