Royal Caribbean divulga comunicado após doença misteriosa se espalhar em navio
Imagine planejar férias perfeitas a bordo de um luxuoso navio de cruzeiro, rumo às águas azuis do México. Foi exatamente isso que milhares de pessoas esperavam ao embarcar no “Navigator of the Seas”, da Royal Caribbean, saindo de Los Angeles entre os dias 4 e 11 de julho. Mas o sonho de relaxamento se transformou em um pesadelo para um grupo significativo de viajantes.
Ao final da viagem de sete dias, uma notícia preocupante surgiu: um total de 141 pessoas – 134 passageiros e 7 membros da tripulação – apresentaram sintomas desagradáveis. Os principais problemas foram vômitos, diarreia e fortes cólicas abdominais. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) foi acionado para investigar este surto misterioso.
O navio estava com uma capacidade considerável, transportando 3.914 passageiros. Diante da situação, a operadora do cruzeiro reagiu rapidamente. Medidas extras de limpeza e desinfecção foram intensificadas por todo o navio.
Além disso, as pessoas que já estavam doentes foram colocadas em isolamento para tentar conter a propagação do problema. Um porta-voz da Royal Caribbean Group reforçou que a saúde e segurança são prioridade absoluta, destacando que seus protocolos de limpeza são rigorosos e frequentemente excedem as diretrizes de saúde pública.
O que causou essa onda repentina de mal-estar? O CDC ainda aguarda os resultados de exames laboratoriais para confirmar o culpado exato. Porém, o conjunto de sintomas relatados pelos passageiros e tripulantes atingiu o critério que define um caso de Gastroenterite Aguda (GEA). Isso significa que as pessoas tiveram três ou mais evacuações líquidas em 24 horas ou vômitos, combinados com outros sintomas como dor muscular, dor de cabeça, febre ou cólica abdominal.
Historicamente, o suspeito mais comum em surtos de GEA em navios de cruzeiro é o norovírus. Este vírus altamente contagioso é famoso por causar problemas gastrointestinais intensos, embora geralmente de curta duração. O CDC registrou, só em 2024, pelo menos 18 surtos de doenças gastrointestinais em cruzeiros, sendo o norovírus o responsável pela maioria deles.
A investigação em andamento segue um protocolo. Quando um surto como este ocorre, o CDC coleta amostras de fezes ou vômito das pessoas doentes. Essas amostras são testadas para identificar o agente causador específico. No caso do Navigator of the Seas, essas análises estão em curso.
É interessante notar que, embora surtos em cruzeiros chamem muita atenção, eles representam apenas uma pequena fração dos casos de norovírus. Anualmente, os EUA registram cerca de 2.500 surtos reportados.
Cruzeiros são responsáveis por apenas 1% desse total. O vírus se espalha facilmente em diversos ambientes, incluindo escolas, restaurantes (através de alimentos contaminados como folhas verdes, frutas frescas e ostras) e até mesmo em hospitais e lares de idosos. A investigação do CDC continua para desvendar o mistério deste surto específico no mar.
Esse Royal Caribbean divulga comunicado após doença misteriosa se espalhar em navio foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original