Roubo e furto de celulares no Brasil caem 13%, aponta estudo
Um novo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 mostrou que a quantidade de roubos e furtos de celulares caiu 13,4% em relação ao ano anterior. No total, foram 917.748 ocorrências registradas no país.
O relatório ainda destaca que 79,6% dos roubos e 43,7% dos furtos acontecem em vias públicas. No segundo caso, em que o aparelho é interceptado de forma sorrateira, também foram cadastradas mais ocorrências em estabelecimentos comerciais (14,6%), residências (12,8%) e transporte (11%).
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo anuário, ainda aponta que é grande a subnotificação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já o registro de receptação de celulares caiu 7,3%, em um resultado que o relatório associa a iniciativas como o aplicativo Celular Seguro.

Outros dados apontados pelo documento incluem:
- 40,6% dos roubos acontecem entre as 18 e 23 horas. Já os furtos ocorrem de forma mais distribuída ao longo do dia;
- Furtos aumentam durante os fins de semana, enquanto os roubos diminuem neste período;
- Cidades grandes, com mais de 500 mil habitantes, têm 5,53x mais ocorrências por habitante em comparação com as pequenas, que têm menos de 100 mil habitantes;
- As 20 cidades com mais ocorrências concentram 40% de todos os casos;
- São Luís (MA) é a cidade com o maior número de ocorrências, com 1.599,7 a cada 100 mil habitantes. É seguida por Belém (PA, 1.455,2) e São Paulo (SP, 1.425,4);
- Mais da metade das vítimas tem entre 20 e 39 anos;
- 63,1% das vítimas de roubo são pessoas negras;
- Os celulares mais roubados são da Samsung, com 37,5% dos casos. É condizente com a participação de mercado da empresa, que é de 38%;
- Há uma discrepância maior no caso da Apple, que tem 10% do mercado e 24,3% das ocorrências.
Recuperação de aparelhos em questão
O relatório também destacou o papel das ações de recuperação de celulares dentro da segurança pública das cidades. 13 estados aumentaram o número de aparelhos recapturados entre 2023 e 2024.
Na média, um smartphone é retomado para cada 12 roubados/furtados no Brasil. O Piauí, que inspirou iniciativas nacionais de recuperação, tem o melhor desempenho, com proporção de um celular a cada 2,7 ocorrências.
Os maiores aumentos percentuais entre 2023 e 2024 ficaram com os estados de Santa Catarina e Acre, com 132,6% e 67,9%, respectivamente.
Contudo, ainda é identificada uma dificuldade de integração entre as autoridades públicas. Muitas vezes, os aparelhos recuperados não são devolvidos aos seus donos originais.
Por isso, o número de devoluções caiu 8,9%. Santa Catarina e São Paulo puxam esse índice com, respectivamente, 57,3% e 4,8% de queda.
Leia mais no Canaltech:
- Samsung vai devolver dinheiro de quem comprar um celular dobrável e não gostar
- Como seria usar o WhatsApp em 2000 no Nokia tijolão 3310?
- Galaxy Z Fold 7 é congelado em bloco de gelo durante teste de durabilidade
Veja cinco opções de ótimos celulares com resistência IP69:
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original