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Curiosidades

Rio2C: diretor do Canva revela segredos para superar o bloqueio criativo

Rio de Janeiro – Transformar ideias em realidade por meio da comunicação visual foi o tema central da palestra de Raul Taborda, diretor criativo do Canva na América Latina, no Rio2C. O evento, que ocorreu na tarde do último sábado (31), reuniu uma plateia lotada de jovens criadores de conteúdo e designers.

Durante o papo, Taborda destacou como a comunicação visual atua no desenvolvimento dos projetos. A partir de sua trajetória pessoal no acompanhamento da evolução da marca, que envolveu a reestruturação global, o especialista compartilhou dicas práticas para quem busca destacar no universo digital.

Dicas para se destacar com o Canva

Para quem busca transformar intenções em realidade e criar designs impactantes, Taborda compartilhou estratégias que funcionam tanto para designers experientes quanto para iniciantes.


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Uma delas, que acaba sendo uma premissa básica do Canva, é a utilização de templates. “Eles são a maneira mais fácil de você quebrar essa barreira”, afirmou fazendo referência ao temido “medo da página em branco”. 

O Canva oferece uma diversidades de modelos para apresentações, documentos, posts para redes sociais e até planilhas, agilizando a materialização de qualquer conceito. Escolher um modelo que se alinhe à ideia ou marca permite focar na narrativa, enquanto a ferramenta cuida da parte prática da visualização, explicou o diretor criativo.

Para elevar a qualidade das criações, ele compartilhou pontos fundamentais de um bom projeto de design:

  • Intuitivo: a mensagem deve ser compreendida instantaneamente, sem esforço, assim como a sinalização de trânsito.
  • Para todos: a acessibilidade é crucial. O design deve ser inclusivo, e soluções acessíveis podem ser incrivelmente cativantes.
  • Fácil de consumir: semelhante a jornais e publicações editoriais, a clareza tipográfica e a organização visual são essenciais para tornar a leitura de grandes volumes de texto uma experiência agradável.
  • Confiante: o design precisa transmitir a mensagem com convicção, seja por meio de um minimalismo sutil ou de um maximalismo ousado.
  • Observacional: capaz de quebrar influências e evidenciar elementos de forma criativa e perspicaz.
  • Cativante: assim como as histórias infantis, um bom design deve imergir o público na narrativa que se deseja contar, criando um universo envolvente.

Taborda também compartilhou dicas práticas que podem ser utilizadas para quebrar o bloqueio criativo. Veja abaixo:

  • Regra do 6: limite-se a aproximadamente seis pontos. Isso aumenta significativamente a retenção da mensagem. O uso de ícones e imagens complementares facilita ainda mais a absorção do conteúdo.
  • Simplifique a leitura: crie uma hierarquia clara na tipografia. A diferença entre títulos, subtítulos, corpo de texto e legendas “seja uma diferença clara, ela seja uma diferença que tem sentido em existir”, explica o diretor do Canva. Isso guia o olhar do leitor e o ajuda a focar nas informações mais importantes.
  • Atenção ao espaço: observe o espaço entre letras e linhas. “Quando a gente traz esse espaço e faz ele mais justo, a gente deixa os títulos muito mais confiantes”, disse. Garanta que o conteúdo possa ser lido sem esforço, sempre priorizando a experiência do usuário.
  • Escolha o formato ideal: nem todo conteúdo se encaixa em uma apresentação. Para textos longos, um documento pode ser mais eficaz. Em apresentações, simplifique a mensagem para garantir que o público compreenda o essencial. “Uma apresentação se você consegue simplificar a mensagem do que tem de mais importante, é muito mais fácil você garantir que a pessoa que está vendo aquilo vai claramente entender a mensagem que você quer passar”, disse. 
  • Assuma o controle: “Você como criador de um ponto visual e tem que tomar o controle de como a pessoa vai experimentar aquela peça”, pontua. Use o exagero para gerar impacto ou seja sutil para uma comunicação discreta. Para textos, alinhe à esquerda para facilitar a leitura; centralize para dar força aos seus tipos. “Nunca a linha direita, é muito difícil Qualquer pessoa de vez em vez a não ser que seja uma escolha estilística é bem embasada”, completa. 
  • Destaque com propósito: “Quando a gente tenta implementar tudo em todas as peças, nada se destaca.” Utilize o peso, a cor e o tamanho para enfatizar informações específicas, evitando sobrecarregar o design com estilos diversos que competem pela atenção. “Utilize a cor com uma maneira de guiar, de fazer com que a sua mensagem seja coesa”. 


Canva: empoderamento e colaboração em escala Global

O diretor criativo do Canva destacou a impressionante trajetória da plataforma, que nasceu em 2013 na Austrália e hoje é um gigante global, com mais de 35 milhões de designs criados em todo o mundo. 

O Brasil, inclusive, se destaca como o segundo maior mercado do Canva, registrando mais de 1.400 designs criados por minuto.

A internacionalização da marca foi um ponto crucial na evolução do Canva. O objetivo é garantir que a marca converse com as pessoas de cada país, refletindo a cultura local. 

“A gente precisa que não importa onde a gente esteja no mundo, quem vai experimentar o Canva vai sentir que o Canva é para ele, que o Canva é brasileiro, que o Canva é mexicano, que o Canva é americano, que ele é um reflexo da cultura do país que a gente está e conversando com as pessoas de igual para igual”, explicou Taborda.

A ferramenta atua como curador de histórias, elevando projetos da comunidade e incorporando a riqueza do design visual local. A ideia é que nenhum design do Canva se sinta finalizado, mas sim em constante construção, inspirando o usuário a ativamente criar e moldar o design à sua maneira. 

“Não é que você vai chegar no Canva e vai ter um design pronto, fechado para você, mas são designs que você pode deixar na sua cara, que você vai pegar eles e realmente vai moldar eles para ser da sua maneira para representar a sua voz”, afirma. 

Os templates, nesse sentido, funcionam como um ponto de partida que facilita a criação, mas permite que o usuário imprima sua própria voz. O Canva se posiciona como uma ferramenta de colaboração, onde projetos de todos os tamanhos, de equipes de duas a mil pessoas, encontram espaço para crescer e ganhar o mundo. 

A plataforma continua a expandir suas funcionalidades, com novas ferramentas como as planilhas, além de parcerias com grandes eventos para oferecer soluções personalizadas e templates que empoderam equipes e palestrantes a comunicar suas ideias com confiança e coerência de marca.

Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.