Redes sociais para grupos pequenos: como funcionam BeReal, Locket e outras?
O BeReal, Locket, Geneva e Retro deixaram de lado os números de seguidores e as disputas por curtidas para focar em grupos pequenos, experiências autênticas e interações reais.
- Como funciona a rede social BeReal | 6 dicas de uso
- Como publicar no feed do Instagram só para amigos próximos
A verdade é que muitas pessoas estão cansadas da exposição incentivada pelas plataformas tradicionais, como Instagram e TikTok, para conquistar validação social por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. A boa notícia é que existem alternativas, sem filtros ou pressão social.
A seguir, confira:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- O que são redes sociais voltadas a grupos pequenos?
- Por que o BeReal limita o tempo e a visibilidade?
- O que torna o Locket diferente de outros apps?
- Como funcionam os espaços privados no Cluster?
- Como encontrar comunidades locais com o Geneva?
- Como o Retro transforma álbuns em momentos semanais?
- Esses apps são realmente mais privados e seguros?
O que são redes sociais voltadas a grupos pequenos?
As redes sociais voltadas a grupos pequenos são plataformas que limitam a quantidade de pessoas com quem você pode se conectar. O objetivo é priorizar relacionamentos íntimos e reais, em vez de visualizações e curtidas, como é o caso da maioria dos aplicativos atuais.
A maioria dessas redes se baseia no número de Dunbar, uma teoria antropológica que sugere que as pessoas podem manter até 150 relacionamentos estáveis.
Como o BeReal funciona e por que limita tempo e visibilidade?
No BeReal, todos os usuários recebem uma notificação em horário aleatório, tendo apenas dois minutos para capturar e compartilhar uma foto, que ajuda a garantir a espontaneidade, já que as pessoas têm menos tempo para pensar e elaborar uma foto “perfeita”.
Você só pode ver as fotos dos amigos se também publicar a sua, já que o compartilhamento é limitado a um grupo pequeno para tornar a experiência mais íntima, segura e espontânea.
A plataforma também oculta os contadores de seguidores para reduzir a pressão social presente em outras redes.
O que torna o Locket diferente de outros apps?
O Locket é um aplicativo que permite que até 20 amigos compartilhem fotos diretamente na tela inicial uns dos outros por meio de um widget.
Todas as fotos enviadas devem ser tiradas na hora, não é possível selecionar imagens da galeria, e você consegue separar as conexões por widgets, como “crush”, “família” etc.
O Locket não tem um feed público, nem conta ou rastreia reações, diferente de outros apps de compartilhamento direto, o que possibilita maior autenticidade sem a pressão de likes. Ao final de cada mês, o aplicativo cria um vídeo curto com as fotos enviadas no período.
Como funcionam os espaços privados no Cluster?
No Cluster, você pode criar álbuns privados para compartilhar memórias com pessoas convidadas, que podem ver e contribuir com novas imagens. Cada membro do grupo pode comentar nas fotos e receber notificações, mas tudo fica dentro do espaço privado.
O criador do grupo pode adicionar ou remover pessoas a qualquer momento, além de ajustar as permissões (quem pode postar, por exemplo).

Como encontrar comunidades locais com o Geneva?
O Geneva é um app do Bumble para criar ou descobrir comunidades locais, baseadas em interesses, hobbies ou localização. Toda comunidade é chamada Home, em que dá para criar cinco tipos de salas: chat, fóruns, áudio, vídeo e transmissões ao vivo (broadcast).
Para encontrar comunidades locais no Geneva, acesse a área “Discovery” no aplicativo e use filtros de localização para ver sugestões de grupos próximos, ou pesquise por temas de interesse.
O app integra um calendário para eventos presenciais, e você pode solicitar a participação nos grupos que desejar.
Como o Retro transforma álbuns em momentos semanais?
O Retro é um app para compartilhar fotos e vídeos em grupos privados, que funciona como um diário fotográfico semanal. Ele não mostra curtidas ou legendas para incentivar o compartilhamento de momentos reais.
O app organiza as imagens em cartões semanais e mantém apenas as últimas quatro semanas visíveis, mas permite dar “chaves” especiais para que amigos próximos acessem o histórico completo. Além disso, permite a impressão de postais físicos e recapitulações mensais.
Esses apps são realmente mais privados e seguros?
Aplicativos para grupos pequenos tendem a ser mais privados e seguros que redes sociais tradicionais, pois o controle restrito sobre quem vê o conteúdo reduz a exposição pública.
Além disso, muitos evitam algoritmos de engajamento invasivos, não exibem contadores públicos de seguidores ou curtidas e, em alguns casos, usam criptografia ponta a ponta, o que contribui para maior privacidade, segurança e qualidade de vida.
No entanto, o grau de segurança e privacidade ainda depende de como cada aplicativo é projetado e gerido. Empresas menores podem ter recursos limitados para proteger contra ataques, e o conteúdo, embora restrito a pessoas próximas, pode ser compartilhado com outras pessoas pelos próprios membros do grupo.
Ainda assim, é importante revisar as configurações de privacidade, usar senhas fortes e considerar que, mesmo entre amigos ou familiares, o compartilhamento seguro depende da confiança mútua.
Leia também:
- Close Friends | Como postar fotos no feed, reels e stories
- BeReal | Privacidade do app tem 5 pontos que exigem atenção
- 5 aplicativos para compartilhar fotos de forma privada
VÍDEO: Pode usar o NOTEBOOK conectado na TOMADA o TEMPO todo? Ou não?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original