Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Quem é Valentina Tereshkova? Cosmonauta russa e primeira mulher a ir ao espaço

Valentina Tereshkova é a primeira cosmonauta — ou seja, astronauta russa — e primeira mulher a ter visitado o espaço, feito realizado em 16 de junho de 1963. Nascida em Bolshoye Maslennikovo, cidade no oeste da Rússia, em 6 de março de 1937, ela tem atualmente 88 anos, sendo a última sobrevivente do programa espacial Vostok.

Valentina é detentora de inúmeros recordes espaciais: quando subiu à órbita terrestre, ela tinha apenas 26 anos, sendo até hoje a mulher mais nova a voar em missão ao espaço, e ainda é a única que foi em missão solo. Atuando na política desde a União Soviética, a cosmonauta segue ativa na Duma Federal da Rússia.

Valentina Tereshkova e seu voo ao espaço

Filha de imigrantes bielorrussos, Valentina perdeu o pai aos dois anos de idade — ele era tratorista e lutou como sargento em um tanque durante a Guerra Soviético-Finlandesa, na qual morreu. Trabalhando em uma fábrica de pneus e, em seguida, na indústria têxtil, Valentina se tornou paraquedista amadora, fazendo seu primeiro salto aos 22 anos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Valentina Tereshkova em treinamento para a missão Vostok 6, em 1963 (Imagem: Memorial Museum of Cosmonautics)
Valentina Tereshkova em treinamento para a missão Vostok 6, em 1963 (Imagem: Memorial Museum of Cosmonautics)

A futura cosmonauta, quando foi recrutada, não tinha vontade prévia de ir ao espaço, mas se encaixava nos pré-requisitos para o voo — as candidatas deveriam ter menos de 30 anos, medir menos de 1,70 m de altura e não ter mais do que 70 kg. Após o voo de Yuri Gagarin, primeiro homem no espaço, em 1961, o programa soviético planejava criar um grupo de cinco cosmonautas mulheres, buscando vencer os Estados Unidos também no envio da primeira mulher.

Selecionada em 1962, Valentina teve sorte: além de treinar pilotagem de jatos e passar em vários testes de resistência física, ela também estudou na Academia de Engenharia Aérea Zhukovsky, mas não era a primeira candidata a voar. Sua colega Tatyana Kuznetsova, a titular, ficou doente e não pôde participar da missão, e Zhanna Yorkina, outra colega, estava indo mal nos testes. Valentina e duas outras colegas foram selecionadas.

Em março de 1963, as missões Vostok 5 e 6 deveriam levar Tereshkova e a colega (também) Valentina Ponomaryova ao espaço, mas o plano mudou, e subiram Tereshkova e Valery Bykovsky, um cosmonauta homem, em junho. O indicativo de chamada — apelido usado em missão — da cosmonauta foi Chaika, que significa gaivota, em russo, e se tornou seu apelido pelo país. Do espaço, ela disse, via rádio:

Sou eu, Gaivota! Tudo está bem. Vejo o horizonte; é um céu azul com uma faixa negra. Como a Terra é bonita… tudo vai bem.

Ela ficou no espaço por 2 dias e 22 horas, orbitando o planeta 48 vezes a bordo da Vostok 6, última missão a levar esse nome. Valentina desejava continuar a carreira de cosmonauta e engenheira, mas, após a morte de Yuri Gagarin em um voo de rotina, o programa espacial soviético não queria perder mais herois nacionais, e apontou a cosmonauta, a contragosto, como líder do Comitê de Mulheres Soviéticas. A próxima mulher no espaço foi Svetlana Savistkaya, em 1982, 19 anos após Valentina.

A cosmonauta foi homenageada em vários nomes de locais na União Soviética e na Rússia, e até mesmo na Lua — a Cratera Tereshkova leva seu nome, no lado oculto do satélite natural. O asteroide 1671 Chaika também foi batizado em sua homenagem. Valentina divide o tempo atualmente entre a cidade de Yaroslavl, perto de sua filha e neta, e a capital Moscou, onde exerce seu mandato parlamentar na Duma

Veja mais:

VÍDEO: Foguetes reutilizáveis revolucionam a indústria espacial [Inovação ²]

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.