Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Quem define os códigos de três letras dos aeroportos?

Quem faz isso é a Iata (Associação de Transporte Aéreo Internacional). O objetivo é simplificar a comunicação entre companhias aéreas, a reserva de passagens e toda a operação logística entre os 9 mil aeroportos cadastrados pelo órgão.

As três letras geralmente fazem referência à cidade, região metropolitana ou ao nome do próprio aeroporto – mas nem sempre esse é o caso. Em certas situações, o código mais óbvio já está em uso. Em outras, o aeroporto muda de nome – porém o código antigo permanece.

Veja alguns exemplos abaixo:

<span class=”hidden”>–</span>Kézia Mausolf/Superinteressante

O Galeão, no Rio de Janeiro, recebe o código GIG. A sigla GAL já pertencia ao aeroporto Edward G. Pitka Sr. da cidade de Galena, no Alasca.

Continua após a publicidade

Ilustração, em fundo beje, de um painel retangular com indicação de plataforma de embarque.

São Petersburgo (Rússia) usa LED devido a Leningrado, nome da cidade de 1924 a 1991 . Ho Chi Minh, (Vietnã) mantém SGN, de Saigon.

Ilustração, em fundo beje, de um painel arredondado com indicação de plataforma de embarque.

Continua após a publicidade

No Canadá a maioria dos códigos começa com a letra Y, seguindo a tradição de antigos códigos ferroviários. Toronto Pearson, por exemplo, é YYZ.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.