Quanto custaria um Passat 86 hoje, com a inflação?
Quem viveu os anos 80 sabe: ver um Volkswagen Passat Pointer passando na rua era um evento, e não era sem motivo. Com design arrojado, faróis duplos e a promessa de esportividade, o Passat 86 era o sonho de consumo de muita gente. Já se perguntou quanto valeria hoje essa relíquia automotiva corrigida pela inflação?
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Antes de continuar, voltemos a 1986. Naquele ano, o Plano Cruzado era vigente; enquanto o carro estampava pôsteres no quarto e acelerava o coração dos apaixonados por velocidade, era necessário desembolsar cerca de Cz$ 130.000 (cento e trinta mil cruzados) para levá-lo para casa.
Parece pouco? Pois saiba que, se corrigimos esse valor com calculadoras monetárias que consideram as trocas de moeda e a inflação do período, o resultado é impressionante: o Passat 86 hoje custaria algo na casa dos R$ 95.000 a R$ 105.000!
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O que fazia o Pointer ser um ícone tão caro?
Perceba que o preço seria comparável àquele de um SUV compacto bem equipado ou de um sedan médio de entrada nos dias de hoje. Mas por que o Passat 86 custava tanto?

Bem, os fatores são vários, mas o principal deles é que o Passat Pointer 1.8 S não era um carro comum, mas sim um modelo que combinava estilo e performance com perfeição.
O coração da fera era o lendário motor AP-800S (ou AP 1.8 S), que entregava 99 cv declarados (mas que na prática rendiam mais) e um torque que garantia boas saídas e retomadas. Já o painel estava muito bem equipado com conta-giros, manômetro e voltímetro.
Em seu interior estavam os cobiçados bancos Recaro, com apoios laterais pronunciados que até lembravam os bancos dos carros de corrida. Por fora, o Passat contava com faróis duplos, grade na cor do carro, rodas de liga leve “floco de neve“ e o discreto aerofólio na tampa do porta-malas.
Um clássico que vale mais que um 0km?
Com os mais de R$ 90 mil que o Passat Pointer custaria hoje, seria possível comprar um Hyundai HB20 Platinum Plus ou até dar entrada em um Volkswagen T-Cross, modelos que oferecem muito mais tecnologia, segurança e eficiência energética.
Mesmo assim, a nostalgia pelo Passat continua firme e forte. Talvez o segredo disso esteja na experiência da condução do modelo que, para os entusiastas do setor, ainda não há nada igual.
Hoje, um Passat Pointer 1.8 S de 1986 em bom estado é um item de colecionador, com valores que podem variar, mas que nem de longe chegam ao seu custo original corrigido. Isso nos mostra o quanto a indústria evoluiu, mas também o quanto o valor de um carro ia além da sua ficha técnica.
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