Quanto valeria um Chevrolet Opala Diplomata hoje com correção pela inflação?
O Chevrolet Opala Diplomata, sedã de luxo comercializado no Brasil entre as décadas de 1970 e 1990, tornou-se um verdadeiro ícone entre os carros clássicos nacionais.
Topo de linha da família Opala — que vendeu mais de 1 milhão de unidades antes de sair de linha em 1992 — o Diplomata trazia o famoso motor 6 cilindros 4.1, mas sua fama ia além da mecânica.
Símbolo de status, o Opala Diplomata era o carro dos executivos e empresários bem-sucedidos, representando poder e prestígio, com preço que assustava na época.
Hoje, mais de 30 anos após seu auge, surge a curiosidade: qual seria o valor de um Opala Diplomata dos anos 80 em 2025, com ajuste pela inflação? O CT Auto responde nesta análise especial.

Quanto custava um Diplomata na década de 1980?
Como sempre fazemos ao viajar na história e trazer para o presente carros que marcaram época na indústria automotiva nacional, como o Volkswagen Gol GTI 1989 ou, então, o Escort XR3, vamos informar, primeiro, quanto custava um Diplomata na década de 1980.
Como estamos falando de uma época anterior ao Plano Real, lançado em julho de 1994, precisaremos, primeiramente, transformar o valor do Opala Diplomata à época para nossa atual moeda corrente. O modelo topo de linha do sedan custava Cr$ 48.251.800, que equivalem a cerca de R$ 17,5 mil. Agora ficou fácil, né?
Quanto custaria um Opala Diplomata em 2025, com a inflação?
Clássico, luxuoso, elegante e… caro. Sim, aplicando-se sobre o preço original do Opala Diplomata da década de 1980 a correção da inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o sedan da GM custaria, em 2025, R$ 237.673,27.
O valor corrigido do Opala Diplomata é alto, mas não chega nem a 50% do que a BYD cobra pelo Han, sedan elétrico de luxo que hoje é vendido no Brasil por cerca de R$ 530 mil. Claro que são estilos completamente distintos, não apenas no que diz respeito à motorização, mas ao design e, também, à “missão”.
Na verdade, o Diplomata, atualmente, poderia ser comparado com o Toyota Camry ou, então, com o Honda Accord. Ambos os carros japoneses também têm preços superiores aos que o modelo da GM teria com a correção da inflação — na faixa de R$ 340 mil.

Encontrar um Diplomata no segmento de usados também não é uma tarefa tão simples, até por conta do preço, que não é nada atraente. O sedan, ano/modelo 1992, está avaliado pela Tabela Fipe, referência no mercado brasileiro, em R$ 69.463,00, valor suficiente para comprar um Fiat Mobi 0km. E aí, canaltecher: você iria de Fiat “zero” ou de Diplomata “6 bocas”? Comente com a gente em nossas redes sociais.
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