Quanto custaria um Fiat 147 nos dias de hoje, com a inflação?
O Fiat 147, primeiro carro produzido pela montadora italiana no Brasil, não tinha um design atraente, equipamentos tecnológicos ou motor potente, mas, mesmo assim, tornou-se um ícone na história da marca — para o bem e para o mal.
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Sinônimo de carro barato, o que para alguns era sinônimo de “ruim”, o Fiat 147 é, na verdade, um pioneiro. O hatch foi o primeiro carro equipado com o motor Fiat Fiasa, um 1.0 transversal que veio a se tornar um dos mais famosos do Brasil.
O Fiat 147 também foi um dos primeiros carros do Brasil a utilizar álcool como combustível ao invés da gasolina, fato que lhe rendeu o carinhoso apelido de “Cachacinha”.
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O preço baixo, porém, foi o grande responsável pelo sucesso do Fiat 147, que emplacou mais de 70 mil unidades um ano após chegar ao mercado verde-amarelo. E hoje: será que o hatch compacto também venderia bem? Quanto custaria um Fiat 147 com a inflação?

Quanto custava um Fiat 147?
O Fiat 147 chegou ao Brasil no final da década de 1970 e, no início de 1980, custava Cr$ 143.820 (valor em cruzeiros, moeda corrente da época no país).
O carro oferecia, além da montagem transversal de motor e câmbio, revolucionária para possibilitar a criação dos chamados carros “pequenos por fora, mas grandes por dentro”, algo que até hoje é valorizado: durabilidade. E por isso ele foi sucesso.
Quanto custaria um Fiat 147 em 2025, com a inflação?
Para descobrir quanto custaria hoje, em 2025, um Fiat 147, apenas pela correção da inflação, utilizamos a calculadora do Banco Central do Brasil entre janeiro de 1980 e maio deste ano.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apontou que um Fiat 147 seria vendido em 2025 por R$ 50.099,88, valor bem inferior aos carros mais baratos do Brasil atualmente, mas ainda alto se levarmos em consideração que se trata de um modelo sem equipamentos de segurança ou qualquer luxo.
Uma outra curiosidade a respeito do hatch que marcou o início da caminhada da Fiat no Brasil merece ser citada. Em 2022, alguns modelos raros, pouco rodados, da década de 1980, foram vendidos por colecionadores de Brasil e Argentina por valores entre R$ 30 mil e R$ 60 mil.

Na Tabela Fipe, porém, eles valem entre R$ 2.200 e R$ 6.000, em média, preço bem menor do que os carros que ganharam status de coleção e, provavelmente, fizeram por merecer a badalada placa preta.
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