Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Qual é a linguagem de programação mais popular de 2025? GitHub revela o top 5

O GitHub listou as linguagens de programação mais utilizadas na plataforma em 2025. Neste ano, TypeScript assumiu a liderança, posição antes ocupada pelo Python, agora em segundo lugar.

Os dados do relatório anual Octoverse compara as contribuções registradas em agosto de 2024 e de 2025.

O uso do TypeScript teve um crescimento de mais de 60%, e ultrapassou a marca de 1 milhão de colaboradores. Segundo a companhia, o avanço foi impulsionado “por estruturas que estruturam projetos na linguagem por padrão e pelo desenvolvimento assistido por IA que se beneficia de sistemas de tipos mais rigorosos”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Python, que era líder até então, caiu para o segundo lugar. Mas ainda permanece em alta graças aos projetos com IA e ciência de dados, acumulando 2,6 milhões de contribuições.

O JavaScript aparece em terceiro lugar com a ascensão do TypeScript. Por outro lado, as duas linguagem, juntas, respondem por mais de 5,2 milhões de colaboradores – ou seja, cerca de 3% de todos os devs ativos no GitHub.

“A ascensão das linguagens tipadas sugere que a IA não está apenas mudando a velocidade da codificação, mas também influenciando em quais linguagens as equipes confiam para levar o código gerado por IA para produção”, disse a empresa.

Veja o ranking:

  1. TypeScript;
  2. Python;
  3. JavaScript;
  4. Java;
  5. C#.

Brasil em ascensão

O levantamento ainda mostra que o Brasil ganhou uma posição de destaque na plataforma. Segundo o GitHub, o país teve um crescimento de 28,5% no número de desenvolvedores, acumulando uma marca de mais de 6,8 milhões de usuários.

O resultado vem de um aumento iniciado em 2020. A empresa indica ainda que, até 2030, a participação do Brasil ultrapassará a marca de 19 milhões de desenvolvedores.

Caso o resultado se concretize, o Brasil superará a China e entrará no top 3 do ranking global.

Atualmente, as três primeiras colocações são ocupadas pelos Estados Unidos, Índia e China, respectivamente. O Brasil aparece em quarto lugar.

Ainda nesta terça-feira (28), o GitHub apresentou outras novidades, como o Agent HQ.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.