Qual a diferença entre IMAX, 4DX, XD e outras salas de cinema?
Graças aos avanços tecnológicos, a indústria cinematográfica está sempre em busca de novas maneiras para oferecer ao público o melhor de uma sala de cinema. Afinal, investir na qualidade da exibição para proporcionar uma ótima experiência coletiva é uma prioridade para as redes de cinema na atualidade, principalmente diante de ingressos mais caros e a competição com os serviços de streaming.
- Qual é a franquia de filmes mais longeva da história do cinema em 2025?
- Como pagar menos no cinema: cartões, clubes e dias com desconto
Logo, uma alternativa para muitos estabelecimentos é justamente usar a tecnologia para garantir uma experiência cinematográfica mais imersiva ao espectador, investindo na qualidade do áudio e da imagem para oferecer aos clientes opções mais atrativas.
Foi diante desse cenário que salas IMAX, 4DX, XD e muito mais começaram a ganhar força no Brasil, marcando presença em diversas redes de cinema por aqui. Mas você sabe o que cada uma dessas modalidades significam? O Canaltech vai te ajudar a entender qual é a diferença entre elas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que é IMAX?

Atualmente, a sala IMAX é uma das mais conhecidas e populares quando estamos falando sobre técnicas de filmagem. Criada pela empresa canadense IMAX Corporation na década de 1960, a tecnologia só começou a ser usada por volta dos anos 1970, ganhando popularidade no Brasil algumas décadas depois, em meados de 2010.
Indo na contramão das salas normais de cinema, a tecnologia IMAX foi criada para proporcionar uma maior resolução da imagem e da qualidade do áudio. Até mesmo a disposição das cadeiras na sala é pensada para oferecer a melhor experiência possível ao público.
O tamanho padrão das telas IMAX é de aproximadamente 16 metros de altura por 22 metros de largura, com uma resolução 4K (quatro vezes maior do que a resolução padrão) que suporta filmes gravados entre 35 ou 70 milímetros.
Além disso, o sistema de som das salas IMAX também são diferenciados, trazendo um som surround que, graças aos alto-falantes que estão espalhados pelos cantos da sala, oferecem uma experiência mais imersiva aos espectadores.
Até o momento, existem 13 salas de cinema com tecnologia IMAX no Brasil.
O que é 4DX?
Unindo experiência e interação, as salas de cinema 4DX surgiram graças ao desenvolvimento da tecnologia conhecida como 4D Experience, desenvolvida pela empresa sul-coreana CJ CGV em 2009. O diferencial desse tipo de sala está na simulação da experiência visual do filme com efeitos práticos.
Com exibições em 2D ou 3D, as salas 4DX contam com cadeiras projetadas especialmente para interagir com as cenas do filme, com poltronas que se mexem para simular quedas, vibrações, aceleração e outros movimentos de acordo com aquilo que estamos assistindo.

Além disso, a tecnologia também usa recursos como efeitos de luzes, água, vento, névoa e até aromas para aumentar a imersão do público a partir da interatividade com a trama.
No Brasil, temos quase 50 salas de cinema 4DX espalhadas pelas regiões do país.
O que é XD?

Modelo desenvolvido pela rede Cinemark, a tecnologia XD (Extreme Digital) é uma das mais populares do mundo, inclusive no Brasil. Com uma tela 40% maior do que as convencionais, essas salas contam com um sistema digital de transmissão de áudio e uma imagem que apresenta uma maior definição de cor, brilho, contraste entre outros.
O som, por sua vez, é sete vezes mais potente do que em salas comuns, proporcionando ao espectador uma maior imersão cinematográfica. Por aqui, são cerca de 30 complexos da rede Cinemark espalhados pelo país que possuem a tecnologia XD.
O que é Macro XE?

Macro XE (Extreme Experience) é uma tecnologia desenvolvida exclusivamente pela rede Cinépolis. Nessas salas de cinema, o público tem contato com uma tela enorme e um som de alta potência, criando assim uma experiência intensa e imersiva do espectador com o filme.
Usado tanto em filmes 2D quanto filmes em 3D, o sistema Macro XE é feito com projetores 4K, enquanto a parte sonora fica por conta de um sistema de som de 13 mil watts de potência. Isso permite um nível de nitidez visual e sonora maiores, algo crucial para quem quer uma experiência moderna e grandiosa no cinema.
O que é XPLUS?

O modelo XPLUS é mais um formato de alta tecnologia usado para proporcionar aos espectadores uma experiência imersiva. Desenvolvido pela rede UCI, as salas XPLUS apostam na tela gigante com uma projeção 3D digital, o que garante imagens em alta definição.
Outro diferencial desse tipo de sala está no uso do sistema Dolby Atmos, uma tecnologia de áudio imersiva cujo objetivo é criar uma experiência sonora tridimensional, proporcionando a ilusão de um campo de som em 360° com caixas de som espalhadas em toda a sala, até mesmo no teto.
O que é D-BOX?

Exclusivo da rede Cinemark, D-BOX é o nome dado às poltronas diferenciadas que a empresa oferece aos espectadores. Com uma tecnologia parecida com a das salas de cinema 4DX, as poltronas D-BOX são assentos que se movem e vibram para simular a ação que acontece no filme.
As poltronas dessa modalidade estão disponíveis em algumas salas da rede, com as poltronas identificadas na hora da compra com o selo D-BOX.
O que são as salas VIP de cinema?

As salas VIP de cinema não contam somente com um sistema tecnológico inovador de imagem e áudio, mas sim uma experiência de atendimento como um todo. Além de apostar na qualidade das telas e do som, as salas VIP (o nome pode variar de acordo com a rede de cinema) oferecem ao público serviços exclusivos e uma maior comodidade, como o atendimento personalizado na bomboniere com opções gourmet e poltronas mais confortáveis (algumas oferecem até mesmo sofás).
Leia também:
- Quantos serviços de streaming existem? | Filmes, música e esportes
- Como conseguir streaming mais barato: Disney+, Max e outros via operadoras
- Quanto custaria o ingresso de cinema do início do Plano Real hoje, com inflação
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original