Quais são os tipos de estepe de carro vendidos no Brasil?
O estepe já foi considerado um item essencial para o carro, mas, atualmente, tem sido deixado de lado por algumas fabricantes, tanto para “ganhar espaço” no porta-malas quanto para reduzir custos.
- Cuidados com o estepe: dicas para rodar em segurança com o pneu provisório
- De quanto em quanto tempo preciso calibrar os pneus?
Certos modelos de carro agora saem de fábrica sem o pneu reserva. No lugar dele, as montadoras oferecem o chamado “kit reparo”, que é útil para consertar pequenos furos, mas totalmente ineficaz no caso de rasgos nas laterais ou danos causados por batidas em guias de calçada.
Independentemente disso, o estepe segue tendo sua importância, mas poucos sabem que há diversos tipos de estepe para carro no mercado brasileiro. Vamos, então, conhecer os principais nesse conteúdo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Estepe convencional
O estepe convencional é o mais comum e encontrado em grande parte dos veículos. Ele possui as mesmas dimensões dos demais pneus do carro e é utilizado como substituto definitivo, caso um dos pneus principais apresente problemas.

O uso do estepe convencional é simples e não impõe restrições à dirigibilidade, justamente por ser exatamente igual aos que calçam o carro.
Estepe temporário
O estepe temporário, também conhecido como “estepe fino” ou “estepe de emergência”, tem se tornado outra opção bastante comum entre as montadoras que atuam no Brasil.

Esse modelo tem dimensões reduzidas e um desenho que limita sua utilização. Normalmente, o carro com estepe temporário pode rodar, no máximo, até 80 km/h, e por pouco tempo.
Estepe externo
Os carros do segmento dos SUVs têm uma característica peculiar no que diz respeito ao estepe. Muitos deles, como o imortal Ford Ecosport, inovaram ao adotar o chamado estepe externo.

Como o próprio nome explica, o pneu sobressalente é fixado na parte traseira do carro, geralmente na tampa do porta-malas. Sua instalação facilita o acesso em caso de necessidade e evita que o compartimento de carga perca espaço útil. O problema é que os roubos do acessório acabaram se tornando uma dor de cabeça comum.
Estepe compacto e estepe donut
O estepe compacto muitas vezes é confundido com o temporário. Afinal, ele também tem dimensões reduzidas e, assim como o temporário, não pode rodar grandes distâncias ou em grandes velocidades.

Outra característica desses compostos é que têm dimensões menores e exigem mais pressão de inflação do que os estepes padrão. Outro que se encaixa praticamente no mesmo perfil é o estepe donut. Esse, porém, tem um diâmetro menor, pode operar somente em baixas velocidades e são proibidos em rodovias.
Leia também:
- Carro sem freio: o que fazer (e não fazer) para evitar acidentes
- Você sabe qual a hora certa de trocar o filtro de combustível?
Vídeo: CT Auto viu de perto como é fabricado um pneu
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original