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Curiosidades

Quais são os tipos de estepe de carro vendidos no Brasil?

O estepe já foi considerado um item essencial para o carro, mas, atualmente, tem sido deixado de lado por algumas fabricantes, tanto para “ganhar espaço” no porta-malas quanto para reduzir custos.

Certos modelos de carro agora saem de fábrica sem o pneu reserva. No lugar dele, as montadoras oferecem o chamado “kit reparo”, que é útil para consertar pequenos furos, mas totalmente ineficaz no caso de rasgos nas laterais ou danos causados por batidas em guias de calçada.

Independentemente disso, o estepe segue tendo sua importância, mas poucos sabem que há diversos tipos de estepe para carro no mercado brasileiro. Vamos, então, conhecer os principais nesse conteúdo.


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Estepe convencional

O estepe convencional é o mais comum e encontrado em grande parte dos veículos. Ele possui as mesmas dimensões dos demais pneus do carro e é utilizado como substituto definitivo, caso um dos pneus principais apresente problemas.

Estepe convencional é o mais comum e tem mesmo padrão dos quatro que calçam o carro (Imagem: Freepik/CC)

O uso do estepe convencional é simples e não impõe restrições à dirigibilidade, justamente por ser exatamente igual aos que calçam o carro.

Estepe temporário

O estepe temporário, também conhecido como “estepe fino” ou “estepe de emergência”, tem se tornado outra opção bastante comum entre as montadoras que atuam no Brasil.

Estepe fino, ou temporário, tem dimensões mais finas e tempo de uso limitado (Imagem: Standret/Freepik/CC)

Esse modelo tem dimensões reduzidas e um desenho que limita sua utilização. Normalmente, o carro com estepe temporário pode rodar, no máximo, até 80 km/h, e por pouco tempo.

Estepe externo

Os carros do segmento dos SUVs têm uma característica peculiar no que diz respeito ao estepe. Muitos deles, como o imortal Ford Ecosport, inovaram ao adotar o chamado estepe externo.

Ford Ecosport usa o estepe externo (Imagem: Divulgação/Ford)

Como o próprio nome explica, o pneu sobressalente é fixado na parte traseira do carro, geralmente na tampa do porta-malas. Sua instalação facilita o acesso em caso de necessidade e evita que o compartimento de carga perca espaço útil. O problema é que os roubos do acessório acabaram se tornando uma dor de cabeça comum.

Estepe compacto e estepe donut

O estepe compacto muitas vezes é confundido com o temporário. Afinal, ele também tem dimensões reduzidas e, assim como o temporário, não pode rodar grandes distâncias ou em grandes velocidades.

Estepe compacto tem dimensão menor que os pneus comuns (Imagem: Divulgação/Continental)

Outra característica desses compostos é que têm dimensões menores e exigem mais pressão de inflação do que os estepes padrão. Outro que se encaixa praticamente no mesmo perfil é o estepe donut. Esse, porém, tem um diâmetro menor, pode operar somente em baixas velocidadessão proibidos em rodovias.

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Vídeo: CT Auto viu de perto como é fabricado um pneu

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.