Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Processadores Intel Nova Lake vão ter NPU de 6ª geração

A nova série de CPUs mobile da Intel, Panther Lake, chega no começo de 2026, trazendo novidades a nível de arquitetura, como uma nova geração de NPU com mais desempenho em inferência de IA. Apesar de ser algo fresco, um novo indício surge agora apontando para uma nova geração de NPU para os processadores Nova Lake, a próxima geração desktop que chega em 2027.

Segundo as notas de atualização de um novo patch de Linux, existe uma “NPU6” que fará parte dos Nova Lake, que seria a sucessora da geração NPU5 que chegará com os Core Ultra 300 de notebook. A descrição diz: “adiciona suporte para a geração NPU6 que estará presente nas CPUs Nova Lake. Assim como nas gerações anteriores, mantém a compatibilidade, portanto, não há grandes mudanças funcionais”.

Nova Lake com NPU chegando a mais de 55 TOPS?

Com o anúncio oficial dos Panther Lake semanas atrás, a Intel trouxe detalhes da nova arquitetura. Entre as tecnologias, está a NPU5, que garante até 50 TOPS, abaixo dos 55 TOPS das CPUs AMD Ryzen AI 300. Podemos esperar um desempenho além disso com os processadores Nova Lake, principalmente por serem de desktop e capazes de comportar dies mais elaborados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ao que tudo indica, o NPU5 estará presente só nos Panther Lake (Imagem: Intel/Divulgação)

No caso da NPU5 dos Panther Lake, a Intel focou em avanços significativos, focando em eficiência e entregando 40% mais TOPS por área em relação à NPU4 dos Lunar Lake, trazendo ainda três unidades de processamento neural e suporte nativo a FP8.

A Intel ainda não entrou em detalhes sobre os processadores Nova Lake, já que eles estão a mais de um ano de chegarem. Sabemos algumas coisas através de rumores, como a grande quantidade de núcleos, quantidade de cache que pode rivalizar com os Ryzen X3D, além de arquitetura gráfica híbrida envolvendo Xe3, que chega primeiro com os Panther Lake, e Xe4. Além disso, a arquitetura Nova Lake também chegará aos notebooks.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.