Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Prepare o bolso: Placas de vídeo da AMD vão ficar mais caras

A escassez de DRAM, que tem afetado severamente diferentes mercados e causado pânico em muitas fabricantes, começa a atingir um outro segmento importante para os gamers: as placas de vídeo. Um novo rumor agora diz que a AMD já começou a encarecer suas GPUs em outubro, mas a situação ainda ficará mais séria, embora ainda sem data, possivelmente afetando as séries Radeon e Instinct.

O boato foi publicado no Board Channels nesta segunda-feira (17). Segundo a fonte, a AMD já começou a encarecer, mas esse aumento foi mínimo e o mercado ainda não o sentiu. Porém, o Time Vermelho já teria anunciado um novo aumento internamente, mas os detalhes de quando isso acontecerá ainda são desconhecidos.

“A AMD esclareceu que, devido a um aumento significativo nos custos de aquisição de memória, o próximo preço de envio de GPUs e memória aumentará, com um aumento maior afetando potencialmente todos os modelos. O valor específico e o tempo de implementação ainda não foram confirmados”, disse o responsável pelo rumor.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Indústria de hardware vive momento delicado por falta de DRAM

Esse rumor vem bem em uma hora em que a pior crise no suprimento de DRAM, seja em memória de vídeo, memória RAM ou HBM, está acontecendo. Esse rumor diz que o novo aumento de preço pode afetar “todos os modelos”, ou seja, as placas de vídeo Radeon para games, e Instinct para IA.

As placas de vídeo de entrada mais populares da AMD correm o risco de ficarem mais caras (Imagem: AMD/Divulgação)

E falando em inteligência artificial, ela é a maior culpada por essa crise estar acontecendo, já que tem gerado escassez e o encarecimento de DRAM por causa da necessidade de data centers por esse componente. Além desse segmento, os servidores em nuvem de gigantes como Amazon, Meta, Microsoft, Google e outros, também têm exigido bastante desse componente.

Executivos da indústria de memória já alertaram para uma situação negativa, que deve se estender para além de 2026, principalmente por conta da expansão contínua com novos complexos de servidores de altíssima capacidade. Para o usuário comum, componentes como memória RAM e SSD, porque NAND também está na mira da IA, já começaram a encarecer.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.