Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Por que tantos países chamam o abacaxi de ananás?

Naná era o nome em tupi dado à fruta, que é nativa da América do Sul e cultivada pelos povos indígenas há pelo menos 3 mil anos. Quando os europeus chegaram aqui, gostaram da tal naná e espalharam a fruta (e o nome) pelo mundo. 

“O jeito mais comum de uma palavra passar de um idioma para outro, é quando uma coisa é levada da cultura A para a cultura B”, explica Caetano Galindo, professor de linguística da Universidade Federal do Paraná. 

Hoje, dezenas de idiomas de raízes distintas usam variações dessa palavra para se referirem ao alimento: italiano, árabe, hindi, grego, russo… Mas não o português brasileiro. “Abacaxi” é um patinho feio num mundo de ananás

A hipótese mais aceita é que a palavra seja uma junção do tupi yvá (“fruta”) e katĩ (“que exala cheiro”). Mas não dá para bater o martelo: um estudo de 2020 mostrou que “abacaxi” designava um povo indígena, um rio e uma missão jesuítica pelo menos um século antes de virar o nome da fruta. 

Outro ponto fora da curva é o inglês pineapple, junção de pine (“pinho”) e apple (“maçã”). A palavra era usada para o fruto do pinheiro – até que, em 1624, o explorador inglês John Smith passou a usá-la para a fruta encontrada na América. 

Continua após a publicidade

Referência: artigo “Reavaliando a etimologia de abacaxi a partir de novos dados histórico-filológicos”.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.