Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Por que memes se espalham tão rápido nas redes sociais? Entenda

O meme viraliza rapidamente porque transmite ideias e emoções complexas de forma simples e engraçada. Nas redes sociais, essa rapidez é amplificada pelos algoritmos, que identificam e promovem conteúdos que geram engajamento, o que faz com que os memes alcancem milhões de pessoas em pouco tempo.

A seguir, entenda:

  • O que é um meme e por que esse formato funciona tão bem na internet?
  • Como os algoritmos das redes sociais favorecem a viralização de memes?
  • Como nosso cérebro processa memes e por que reagimos tão rápido a eles?
  • Quais fatores culturais tornam um meme mais fácil de ser compartilhado?
  • Qual é o papel de grupos e comunidades online na disseminação de memes?

O que é um meme e por que esse formato funciona tão bem na internet?

Um meme é uma forma de comunicação cultural que se espalha rapidamente pela internet, geralmente na forma de imagens, vídeos ou frases curtas que transmitem ideias, emoções ou situações de maneira engraçada.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Eles funcionam bem porque são fáceis de entender e geram identificação imediata, o que cria um senso de comunidade entre as pessoas.

“Os memes tocam em pontos comuns da experiência humana – seja humor, frustração, alegria ou ironia – criando uma identificação imediata que ressoa emocionalmente e funciona como um gatilho poderoso para o compartilhamento”, explica o sociólogo, marqueteiro político, especialista em comportamento humano e IA, Marcelo Senise.

Como os algoritmos das redes sociais favorecem a viralização de memes?

Memes geram curtidas, comentários e compartilhamentos em massa. Como os algoritmos priorizam o que prende a atenção do usuário, acabam promovendo esse tipo de conteúdo com mais frequência.

As plataformas, cada vez mais sofisticadas, conseguem analisar o conteúdo e o tom dos memes com ajuda de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, de acordo com Senise. A partir daí, recomendam o material para perfis compatíveis, o que amplia as chances de viralização.

Se alguém do seu círculo curte ou compartilha um meme, há grandes chances de ele aparecer para você. Esse padrão cria e fortalece as chamadas “bolhas de conteúdo, em que circulam ideias parecidas entre grupos com interesses em comum.

Devido ao formato leve e fácil de consumir, os memes se encaixam perfeitamente no formato de rolagem infinita, o que também contribui para sua distribuição nas redes sociais.

Como nosso cérebro processa memes e por que reagimos tão rápido a eles?

Nosso cérebro entende memes com facilidade porque eles resumem ideias e emoções de forma simples e direta. Isso ativa o sistema de recompensa cerebral, pois gera identificação rápida, surpresa ou humor, o que provoca a liberação de dopamina e cria uma sensação prazerosa que leva ao compartilhamento, de acordo com Senise.

Além disso, ao tocar em experiências e sentimentos comuns da vida cotidiana, eles promovem uma conexão emocional instantânea, o que explica por que reagimos com tanta rapidez aos memes.

meme Nazará confusa
Os memes transmitem emoções e ideias de forma simples e com humor. (Imagem: Reprodução/Internet)

Quais fatores culturais tornam um meme mais fácil de ser compartilhado?

Memes que se conectam a acontecimentos atuais, figuras públicas ou debates em alta têm maiores chances de serem compartilhados. Segundo o sociólogo, eles fazem parte da “conversa do momento” e funcionam como um comentário instantâneo sobre o mundo.

Eles também se espalham quando refletem a identidade e experiências de grupos, pois criam uma forte identificação. O mesmo funciona para referências nostálgicas, “como desenhos animados da infância, músicas antigas, ou modismos de décadas anteriores”.

Além disso, muitas pessoas usam memes para criticar ou desafiar narrativas dominantes, como uma forma leve, e às vezes irônica, de expressar descontentamento.

Quanto mais simples for a adaptação do meme, maior será a probabilidade de viralização, pois permite que outras pessoas criem suas próprias versões.

Em todos os casos, a “capacidade de um meme de gerar riso, especialmente através da sátira, ironia ou do absurdo” aumenta as chances de compartilhamento.

Qual é o papel de grupos e comunidades online na disseminação de memes?

Para Senise, os grupos e comunidades online são os ambientes em que os memes são criados, testados e aprimorados. A partir daí, quando um meme reflete os valores e interesses do grupo, ele recebe o “selo” de validação social e começa a ser compartilhado entre os membros.

Essa aprovação interna incentiva que o conteúdo circule fora do grupo. “Um meme que se torna popular em uma comunidade específica tem grandes chances de ser levado para fora, para redes mais amplas”, comenta.

Confira também:

VÍDEO: O Moto G75 é o intermediário mais interessante de 2025 até o momento? Quais alternativas?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.