Polícia recupera 10 mil celulares roubados no RJ e prende “professor do crime”
A Polícia Civil deflagrou uma nova fase da “Operação Rastreio”, já considerada a maior operação da história contra o roubo de celulares no país. A ação visa desmantelar uma rede criminosa especializada, que tinha até cursos para ensinar procedimentos de desbloqueio ilegal de aparelhos.
- Como saber se você está comprando “celular pirata” na Black Friday
- Comprar TV Box pirata é crime? Entenda os riscos que você está correndo
Desde o início da operação, mais de 700 suspeitos já foram presos, de acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. No total, a operação recuperou cerca de 10.000 aparelhos, e 2.800 foram devolvidos aos donos.
Esta etapa inclui o cumprimento de 132 mandados de busca e apreensão simultaneamente em 11 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apenas nesta nova fase, 30 pessoas foram presas em flagrante e aproximadamente 2.500 celulares foram apreendidos, além de componentes eletrônicos, dinheiro em espécie e equipamentos de informática.

Operação já tem centenas de presos
A investigação começou em maio, com a prisão de Alan Gonçalves, responsável pelos cursos. Os criminosos ensinavam a remover o bloqueio de segurança e alterar o IMEI (ou seja, o número que serve como “identidade” do celular) para reintroduzir os aparelhos no mercado como se fossem lícitos.
As aulas também mostravam como acessar dados bancários das vítimas, entre outras informações classificadas como sensíveis.
Além dos cursos, também era oferecido o serviço de desbloqueio remoto, com preços que variam de R$ 40 a R$ 600.
Leia mais no Canaltech:
- Marca lança “telefone fixo do futuro” para deixar crianças longe do smartphone
- 5 dicas para melhorar os vídeos gravados com o celular
- Vai ter promoção de iPhone 17 na Black Friday 2025?
Saiba como consultar o IMEI do celular no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
