Polêmica com IA faz Steam devolver dinheiro de Call of Duty Black Ops 7
O uso da inteligência artificial generativa em Call of Duty: Black Ops 7, lançado em 14 de novembro, tem causado muita dor de cabeça tanto aos jogadores quanto ao Steam. Para garantir os direitos dos fãs, a plataforma oferece reembolso do dinheiro para quem se incomodou com este aspecto.
O criador de conteúdo Bricky compartilhou em suas redes sociais que mesmo após terminar a campanha do título, pediu para a Valve que devolvesse o pagamento. E a solicitação foi atendida sem maiores questionamentos.
“O game constantemente utiliza opções geradas por IA, que não estão presentes no marketing do jogo, como em vídeos e imagens do material”, ele apontou em sua reclamação sobre Call of Duty: Black Ops 7.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vale notar que o Steam exige que todos os estúdios especifiquem se utilizam a inteligência artificial e deixem isso claro aos consumidores. A Activision inseriu que usa “ferramentas de criação por meio de IA para ajudar a desenvolver alguns elementos do jogo”, mas fãs relatam que isto pode configurar falta de transparência e teria de ser mais bem especificado.
I finished the entire BLOPS 7 campaign, asked for a refund and Valve granted it to me.
I wrote: “The game constantly utilized AI generated options that were not present in the marketing for the game as well as videos and screenshots of the material.”
Shocked they did TBH https://t.co/bbNkj08j8c pic.twitter.com/rbOeq3Yo8A
— Bricky 🧱 (@Bricky) November 15, 2025
E não foi apenas Bricky que tem reclamado o uso da tecnologia em Call of Duty: Black Ops 7. Muitos apontam que artes e elementos essenciais da experiência são criados pela ferramenta, como é o caso de cartões, pôsteres e ícones de recompensa.
Algumas, inclusive, copiam o estilo de arte mundialmente conhecido da Studio Ghibli. A reclamação de muitos é que o preço pelo qual o FPS é vendido não condiz com esforço e trabalho que o estúdio dedicou ao projeto — ponto que ainda não foi comentado pela Activision ou pela Microsoft.
Call of Duty: Black Ops 7 em baixa
Na verdade, Call of Duty: Black Ops 7 tem sofrido uma série de críticas negativas desde seu lançamento. Atualmente ele possui uma nota 1,6 de 10 entre os usuários, a menor de toda a história da franquia.
No Steam, a obra da Activision soma mais de 2.000 análises e sua média é de “bem negativas”. O único elogio em comum entre o público é sobre o seu Modo Zumbis, mas não costumam ir muito longe a partir disto.
De acordo com o The Game Business, o GSD — que monitora vendas físicas e digitais de jogos na Europa — dados apontam que Call of Duty: Black Ops 7 teve apenas 50% das vendas que seu antecessor, durante o mesmo período.
E não para por aí: em comparação a Battlefield 6, suas vendas foram 63% menores no primeiro fim de semana. Durante o mês de outubro, mais de 25% dos jogadores que jogaram Call of Duty: Black Ops 6 compraram BF6.
Somada às reclamações sobre inteligência artificial, parece um abismo ainda maior que separa a Activision e Black Ops 7 do sucesso com o título. O silêncio do estúdio também aumenta a distância com os jogadores, que já viram problemas semelhantes em alguns dos títulos mais recentes da série.
Leia também no Canaltech:
- Qual será o Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2025?
- Death Stranding 2 pode chegar ao PC antes do que você esperava
- Para enterrar Black Ops 7: Battlefield 6 libera multiplayer grátis nesta semana
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

