Pele robótica feita de gelatina permite que robôs sintam toques leves e cortes
Imagine uma pele robótica feita de gelatina que permite ao robô sentir desde um toque suave até o corte de um bisturi. Parece ficção científica, mas é realidade: pesquisadores das universidades de Cambridge e UCL anunciaram em 11 de junho, na revista Science Robotics. Criada a partir de gelatina condutiva, a inovação pode transformar a forma como robôs percebem o mundo ao seu redor.
- Bizarro robô com réplica de pele humana sorri em vídeo
- Cientistas criam “pele” que fornece sensibilidade aos robôs
Diferente das soluções tradicionais que exigem sensores distintos para cada tipo de estímulo (como calor, pressão ou dor), essa nova pele robótica integra tudo em um único material.
Toda a superfície atua como um sensor, semelhante à pele humana, captando sinais através de mais de 860 mil microcanais condutivos. Isso permite que o robô detecte, com um único tipo de sensor, desde o toque leve de um dedo até cortes profundos e mudanças de temperatura.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A estrutura é feita com um hidrogel à base de gelatina que, além de ser elástico e condutivo, pode ser facilmente moldado em formas complexas, como a de uma mão humana. Com apenas 32 eletrodos colocados no pulso, os pesquisadores conseguiram captar mais de 1,7 milhão de dados simultâneos em toda a superfície da mão robótica.
Inteligência artificial para ensinar a sentir
Os testes incluíram toques leves, calor intenso e até cortes com bisturi. Esses estímulos foram usados para treinar modelos de aprendizado de máquina que ajudam o sistema a reconhecer e classificar diferentes tipos de contato com precisão.
Segundo os pesquisadores, essa tecnologia pode ter aplicações em áreas como próteses humanas, robótica e indústria automotiva. Embora ainda não supere a sensibilidade da pele humana, os cientistas acreditam que esta é a solução mais avançada disponível atualmente.
Leia também:
- Pele artificial desenvolvida no Brasil é destaque em revista científica renomada
- Cientistas da USP criam pele artificial para testar cosméticos e medicamentos
VÍDEO | ROBÔ COM PELE HUMANA? 🤔
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original