Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Os 8 melhores jogos de faroeste para PC e consoles

O faroeste é uma das temáticas mais populares do entretenimento. O gênero, que nasceu como uma idealização do Velho Oeste norte-americano, foi amplamente utilizado em programas de TV e filmes a partir dos anos 1950. 

O tema pode não ser tão frequente no games quanto em outra mídias, mas ainda assim é tema de títulos de peso, como Red Dead Redemption 2.

Pensando nisso, reunimos os 8 melhores jogos de faroeste, de clássicos a títulos modernos que marcaram a indústria. O objetivo é mostrar que, apesar de ser um tema pouco explorado, o gênero ainda tem muito espaço nos games!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 8 melhores jogos de faroeste 

Muitos dos jogo que iremos recomendar foram lançados em plataformas que foram lançadas há um tempo, mas que possuem versões mais recentes e de fácil acesso.

Tentamos não repetir franquias, por isso não estranhe que todos os jogos da série Red Dead estejam de fora da lista. Vale lembrar que nós organizamos o título pelo ano de lançamento.

Confira os 8 melhores jogos de faroeste para PC e consoles: 

  1. Desperados III
  2. Red Dead Redemption 2
  3. Wild Guns Reloaded
  4. Call of Juarez: Gunslinger
  5. Gun
  6. Oddworld: Stranger’s Wrath
  7. Sunset Riders
  8. Gun.Smoke

8. Gun.Smoke (1985)

Gun.Smoke adotou o estilo shoot ‘em up (Imagem: Divulgação/Capcom)

Embora seja um pouco diferente do que imaginamos quando pensamos em jogos de faroeste, Gun.Smoke definitivamente tem seu valor. Desenvolvido pela Capcom para os arcades, o título chegou ao mercado em 1985, com um lançamento posterior para o NES.

Gun.Smoke é um shoot ‘em up de rolagem vertical — sim, aquele gênero dos “jogos de navinha” —, no qual controlamos um cowboy caçador de recompensas, um tema recorrente em obras baseadas no Velho Oeste.

O objetivo é eliminar hordas de inimigos com projéteis verticais. Durante as fases, também é possível adquirir upgrades de velocidade, dinheiro e até um cavalo, que funciona como uma vida extra. Ao final de cada nível, é possível enfrentar um chefe que possui uma arma especial.

E não se engane: Gun.Smoke é um jogo de dificuldade elevadíssima e vai render muita dor de cabeça para quem tentar zerá-lo.

7. Sunset Riders (1991)

Sunset Riders ficou conhecido por sua ação frenética e trilha sonora de qualidade (Imagem: Divulgação/Konami)

Um dos jogos mais populares da geração do Super Nintendo e do Mega Drive, Sunset Riders chegou aos consoles após seu lançamento nos arcades, em 1991. Diferente de Gun.Smoke, trata-se de um jogo no estilo run and gun com elementos de plataforma 2D desenvolvido pela Konami.

Em Sunset Riders, o jogador pode escolher entre quatro personagens para caçar foras da lei ao longo de oito fases, assim como no shoot ‘em up da Capcom. Cada nível representa uma parte dos Estados Unidos, em uma jornada do leste ao oeste.

Os pontos mais marcantes de Sunset Riders são sua trilha sonora excepcional, ação frenética e a possibilidade de jogar em modo cooperativo.

6. Oddworld: Stranger’s Wrath (2005) 

Em Oddworld: Stranger’s Wrath os jogadores usam seres vivos como munição (Imagem: Divulgação/EA)

Oddworld: Stranger’s Wrath é um jogo de ação e aventura ambientado no mundo bizarro de Oddworld. Lançado inicialmente para o Xbox original em 2005, o título foi portado para diversas plataformas com o passar dos anos, incluindo PlayStation 3, PC (via Steam) e Nintendo Switch, em 2020.

O título traz fortes elementos de jogos de plataforma 3D, populares na era do PlayStation 2, combinados com uma jogabilidade de tiro (shooter) na qual a munição é feita de “seres vivos” do mundo do jogo. Assim como em outros títulos da lista, é controlado um caçador de recompensas que está juntando dinheiro para uma misteriosa operação de resgate.

5. Gun (2005)

Imagem de Gun
Gun fez um estrondoso sucesso ao lado de Red Dead Revolver (Imagem: Divulgação/Activision)

Também lançado em 2005, Gun foi um dos precursores dos elementos de jogos de faroeste em 3D que se se tornaram extremamente populares, ao lado de Red Dead Revolver, que chegou um ano antes.

Publicado pela Activision, Gun foi lançado para PlayStation 2, GameCube, Xbox e PC, além de ter sido um dos títulos de lançamento do Xbox 360. Posteriormente, o jogo também foi portado para o PSP sob o título Gun: Showdown.

Gun trouxe a fórmula do faroeste que conhecemos hoje: missões, caça de animais, ataques de bandidos, viagens, mundo amplo e duelos um contra um.

4. Call of Juarez: Gunslinger (2013) 

Call of Juarez: Gunslinger possui gráficos e jogabilidade que envelheceram bem (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

Para jogadores que preferem uma aventura em primeira pessoa, Call of Juarez: Gunslinger é uma ótima pedida. O shooter envelheceu bem, com gráficos que lembram o estilo cel-shading usado em jogos como Borderlands.

Um dos pontos fortes do FPS é sua localização em português do Brasil, o que é um grande atrativo, principalmente porque títulos de faroeste costumam ser focados na narrativa.

Em Call of Juarez: Gunslinger, acompanha-se a história de Silas Greaves, um caçador de recompensas que narra os acontecimentos em tempo real, conforme jogamos — um recurso semelhante ao do jogo Bastion, da Supergiant Games.

3. Wild Guns Reloaded (2017) 

Wild Guns original foi lançado em 1994 (Imagem: Divulgação/Natsume)

Wild Guns Reloaded tem um estilo de jogo que pode parecer diferente para quem for experimentá-lo. Basicamente, o jogador escolhe entre quatro personagens e precisa derrotar os inimigos que aparecem em telas estáticas, movendo o personagem e a retícula de mira simultaneamente, como nos clássicos de arcade.

Vale lembrar que ele é conhecido pelo enorme sucesso que a sua versão de SNES fez, em 1994. A versão Reloaded é uma remasterização que se esforça para trazer este universo para um novo público – algo que conquistam com uma proeza.  O título está disponível para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Wii e Wii U.

2. Red Dead Redemption 2 (2018)

Poucos jogos conseguiram bater a qualidade de Red Dead Redemption (Imagem: Divulgação/Take-Two)

Dizer que Red Dead Redemption 2 é um dos melhores jogos de faroeste pode soar como pleonasmo; afinal, estamos falando de um dos títulos mais aclamados de todos os tempos.

O jogo oferece a experiência definitiva de faroeste, mesmo anos após seu lançamento. O mesmo vale para sua incrível atenção aos detalhes e qualidade gráfica, que até hoje servem de parâmetro para títulos de nova geração.

Red Dead Redemption 2 é aclamado por sua narrativa envolvente, seu mundo aberto massivo que parece vivo mesmo sem a presença do jogador, e pela enorme quantidade de atividades disponíveis.

No título, os jogadores podem acompanhar a história de Arthur Morgan, um fora da lei, e sua gangue após um assalto dar terrivelmente errado.

1. Desperados III (2020) 

Desesperados III traz abordagem diferente aos jogos de faroeste (Imagem: Divulgação/THQ Nordic)

Para quem busca uma experiência de faroeste diferente do habitual, Desperados III é uma excelente pedida.

O jogo de estratégia em tempo real com visão isométrica mistura furtividade tática com elementos de narrativa, incluindo um sistema de escolhas para a resolução de conflitos e uma seleção de personagens jogáveis.

Lançado em 2020 para PC, PlayStation 4 e Xbox One, o título pode ser aproveitado nas plataformas da atual geração por meio da retrocompatibilidade. Para quem gosta de notas, Desperados III alcançou a média 86 no Metacritic, sendo muito bem recebido pela crítica.

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.