Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

OpenAI fecha acordo com Reino Unido para usar IA em serviços públicos

A OpenAI e o Reino Unido assinaram nesta segunda-feira (21) um acordo para que o governo utilize inteligência artificial em serviços públicos para aumentar a produtividade. A parceria prevê também o aumento da força de trabalho da dona do ChatGPT em seu escritório de Londres.

O acordo foi assinado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, e pelo Secretário de Tecnologia do Reino Unido, Peter Kyle. 

Segundo a nota publicada pelo Reino Unido, a parceria busca implementar tecnologia de ponta em serviços públicos como nas áreas de educação, defesa, segurança e justiça para torná-los “mais eficientes e efetivos”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por enquanto, a parceria se trata de uma declaração de intenções firmada entre o Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia com a OpenAI para “estabelecer parcerias estratégicas que aceleram o crescimento econômico guiado por IA”, e para “melhorar a vida das pessoas no Reino Unido”. 

A parceria prevê também a expansão do escritório da dona do ChatGPT em Londres. Aberto há dois anos, possui cerca de 100 funcionários e foi o primeiro da companhia fora dos Estados Unidos. 

De acordo com a BBC, há uma preocupação entre especialistas em IA no Reino Unido de que a OpenAI tenha acesso à dados sensíveis do governo ao implementar sua tecnologia de IA nos sistemas britânicos.

Até o momento, Donald Trump, presidente dos EUA, não comentou o assunto. O governante tem sido crítico quanto à Big Techs investindo em países estrangeiros, já que faz parte de seu plano de governo “manter os EUA na liderança global de IA”. 

A OpenAI, que é norte-americana, anunciou pouco depois da parceria com o Reino Unido vir à público que investirá em mais infraestrutura de IA nos EUA, junto da Oracle. O investimento faz parte dos US$ 500 bilhões em desenvolvimento de IA nos EUA nos próximos quatro anos. 

OpenAI mais “à vontade” na Europa

A boa relação da dona do ChatGPT vai além do Reino Unido e adentra também na União Europeia (UE). No dia 11 de julho, a empresa anunciou que assinará o Código de Práticas da UE para IA de Uso Geral, uma estrutura para que desenvolvedores de IA estejam de acordo com o Ato de IA da UE.

Mas, pouco tempo atrás, Sam Altman quase tirou o ChatGPT da Europa. Em maio de 2023, o CEO afirmou que, se a OpenAI não conseguisse cumprir os requisitos do Ato de IA da UE, poderia encerrar as operações no continente. No fim, acabou recuando após dizer que teve “uma semana muito produtiva de conversas”. 

O Ato da União Europeia para regulamentar IA entrou em vigor em agosto de 2024, e sua vigência escalona ao longo dos próximos anos. Outras Big Techs, como a Meta e o Google, criticaram o documento antes de algumas mudanças ocorrerem em seu texto final.

Veja também:

VÍDEO: Pode usar o NOTEBOOK conectado na TOMADA o TEMPO todo? Ou não?

 

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.