Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Ônibus elétricos chineses podem estar na mira de cibercriminosos?

O governo do Reino Unido se juntou ao National Cyber Security Centre para investigar a possibilidade de ônibus elétricos, fabricados na China, estarem na mira de cibercriminosos.

O objetivo é descobrir se os veículos podem ser acessados e desativados de maneira remota, uma preocupação diante de ameaças digitais constantes ao redor do mundo.

A decisão de investigar o caso surgiu depois que a Ruter, operadora norueguesa de serviços de transporte público, identificou vulnerabilidades em sistemas de bordo da empresa chinesa Yutong. A companhia é responsável pela fabricação de uma nova linha de ônibus usada por empresas que atuam em países europeus, incluindo o Reino Unido.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em nota, a Pelican, companhia que faz a importação de veículos da Yutong no continente, negou as alegações e afirmou que os ônibus operam de acordo com certificações de segurança legais.

Ameaça ao transporte público

Nas investigações da Ruter, foi detectado que a Yutong tem acesso direto ao sistema digital de cada ônibus da fabricante. Isso significa que a empresa consegue fazer atualizações de software, gerenciar a bateria e realizar diagnósticos da operação elétrica apenas com alguns recursos simples.

Ônibus elétrico de fabricante chinesa tem falha de segurança investigada (Imagem: Eilif Swensen/Ruter AS).

Diante desse cenário, os especialistas em cibersegurança levantaram a hipótese de uma paralisação ou inutilização desse transporte público, caso o fabricante deseje. E mais: a possibilidade de que a falha no sistema possa colocar os veículos na mira de cibercriminosos também é uma preocupação.

Um porta-voz do Departamento de Transportes do Reino Unido explicou ao The Register que a organização está ciente da vulnerabilidade e que trabalha em colaboração com os especialistas em cibersegurança para descobrir como evitar ameaças graves.

“O departamento leva as questões de segurança extremamente a sério e trabalha em estreita colaboração com a comunidade de inteligência para entender e mitigar os potenciais riscos”, afirma o porta-voz.

A Ruter garantiu ainda que, apesar das suspeitas, consegue desconectar a rede elétrica do ônibus retirando o cartão SIM dos veículos. Assim, é possível retomar o controle do transporte, “caso seja necessário”.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.