Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

O significado por trás de pequenas bolinhas brancas que podem aparecer em todo o corpo, inclusive nas partes íntimas

Pequenos pontos brancos na pele costumam gerar estranhamento, principalmente quando surgem de forma repentina. Muitas pessoas pensam que se tratam de espinhas ou cravos, mas na maioria dos casos, a causa é outra: pequenas lesões chamadas milium. Esses pontinhos são bastante comuns e, segundo especialistas, não representam risco para a saúde.

De acordo com o especialista em cuidados com a pele David Fernández Polo, essas formações “não são causadas por poros entupidos, e sim pelo acúmulo de queratina”, uma proteína natural produzida pelo corpo. O fenômeno pode ocorrer em qualquer pessoa, embora seja especialmente frequente em bebês.

Existem vários tipos de milium, classificados pela Cleveland Clinic como neonatal, primário, secundário, juvenil, milia en plaque e milia eruptiva múltipla. Eles podem aparecer isoladamente ou em grupos, em diversas partes do corpo, inclusive em regiões íntimas. Apesar da aparência que chama atenção, os especialistas reforçam que são inofensivos e causam apenas alterações temporárias na aparência da pele.

Os miliuns costumam se apresentar como pequenas elevações esbranquiçadas ou amareladas, geralmente indolores. Na maioria dos casos, não causam coceira nem desconforto. As áreas mais afetadas costumam ser o rosto, o tórax, os membros, os órgãos genitais e até o interior da boca.

A origem desses pequenos cistos está ligada principalmente à forma como a pele se renova. O organismo elimina naturalmente as células mortas para dar lugar a novas. Quando esse processo não acontece de forma eficiente, as células antigas ficam presas sob a superfície da pele. Com o tempo, endurecem e formam pequenos cistos, que resultam nos miliuns.

As estranhas bolinhas brancas, felizmente, não são motivo de preocupação

As estranhas bolinhas brancas, felizmente, não são motivo de preocupação

Fatores externos também podem contribuir para o surgimento dessas lesões. Danos causados pelo sol, uso prolongado de cremes ou pomadas com corticoides e até pequenos ferimentos podem favorecer seu aparecimento. Além disso, algumas condições genéticas e respostas autoimunes também estão associadas ao quadro.

Em casos comuns, os miliuns desaparecem sozinhos após algumas semanas. No entanto, quando persistem ou causam preocupação, a orientação é procurar um médico. Um exame físico costuma ser suficiente para confirmar o diagnóstico, mas, se necessário, o profissional pode solicitar uma biópsia para descartar outras condições.

Pessoas com maior propensão a desenvolver miliuns costumam apresentar fatores como predisposição genética, limpeza inadequada da pele, uso de produtos que obstruem os poros e exposição solar frequente. Essas lesões podem ser confundidas com os chamados “grânulos de Fordyce”, que surgem quando as glândulas sebáceas ficam aumentadas, mas apenas um profissional de saúde pode fazer o diagnóstico preciso.

Esse O significado por trás de pequenas bolinhas brancas que podem aparecer em todo o corpo, inclusive nas partes íntimas foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.