O que muda do Nano Banana para o Nano Banana Pro? Conheça as IAs do Google
A chegada do Nano Banana (Gemini 2.5 Flash Image) foi um marco para a geração de imagens com inteligência artificial (IA) do Google. Mas o anúncio da sua nova geração, o Nano Banana Pro (Gemini 3 Pro Image), trouxe melhorias importantes para a ferramenta da big tech.
- Edição de fotos com IA: como usar o Nano Banana Pro no Gemini
- O Nano Banana Pro é grátis? Veja como acessar a IA
A atualização foi desenvolvida com base no Gemini 3 Pro e oferece avanços em qualidade, recursos de edição, resolução das imagens e respostas a tarefas como geração de artes e infográficos.
5 melhorias do Nano Banana Pro em relação ao Nano Banana
Confira, a seguir, as cinco principais melhorias que o Nano Banana Pro apresenta em relação ao Nano Banana:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Renderização de texto aprimorada;
- Geração de conteúdos com informações mais precisas;
- Maior controle artístico;
- Combinação de fotos;
- Resolução mais alta;
1. Renderização de texto aprimorada
Uma das principais melhorias trazidas pelo Nano Banana Pro é o aprimoramento da renderização de textos dentro das imagens. A nova versão otimizou ortografia, alinhamento e consistência tipográfica, garantindo que frases e slogans apareçam de forma natural — uma das dificuldades do Nano Banana.
Além disso, a versão Pro possui suporte aprimorado para idiomas internacionais, o que facilita a criação de materiais em diversas línguas e reduz as chances de erros gramaticais.

2. Conteúdos a partir de informações mais precisas
Utilizando o modelo de raciocínio avançado do Gemini 3, a nova versão do gerador de imagens aprimorou sua capacidade de interpretar dados e agora desenvolve diagramas, infográficos e materiais didáticos com mais precisão.
O Nano Banana Pro também pode acessar informações atualizadas do Google Search, possibilitando a criação de imagens com informações em tempo real, como previsão meteorológica e resultados de esportes.
3. Maior controle artístico
Outro destaque do Nano Banana Pro são os recursos que permitem criar conteúdos com qualidade mais próxima à de um “estúdio”. É possível ajustar iluminação, foco, ângulo da câmera e até mesmo a profundidade de campo da imagem.
Além disso, diferentemente das limitações do Nano Banana, o Pro permite ajustes finos no formato da imagem, garantindo que o resultado final se encaixe no que o usuário precisa — como uma publicação vertical para Stories ou um banner horizontal.
4. Combinação de fotos
A versão atualizada do modelo também conta com o recurso de combinação de imagens, que permite misturar diversas fotos em uma única composição, preservando detalhes que tornam a integração dos elementos mais natural.
É possível combinar até 14 imagens diferentes para criar resultados personalizados. No caso de fotos com rostos de pessoas, a ferramenta mantém a consistência facial de até cinco rostos.

5. Resolução mais alta
O Nano Banana Pro também traz otimizações relacionadas à nitidez das imagens finais. As imagens podem ser visualizadas na plataforma em resolução 1K, enquanto o arquivo final é entregue em 2K.
Para projetos mais profissionais e complexos, a nova versão também oferece suporte ao download de imagens em 4K.
Leia mais:
- Nano Banana chega ao NotebookLM para criar imagens com IA; veja como funciona
- Por que ‘Nano Banana’? Google explica nome da IA para gerar imagens
- Gemini agora identifica fotos criadas por IA; veja como usar
VÍDEO: A MELHOR IA PRA CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS? Conheça o Google Nano-Banana!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

