O que é ‘Vampetaço’? Conheça o meme que viralizou em meio ao ‘tarifaço’ de Trump
Brasileiros orquestraram um “vampetaço” nas redes sociais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em resposta ao tarifaço e à investigação comercial iniciada contra o Brasil. O movimento consiste em diversos comentários acompanhados da imagem do ex-jogador de futebol Vampeta nu, publicada pela revista G Magazine em 1999, e que repercute na web como forma de provocação e crítica.
- Pix é citado em investigação dos EUA sobre práticas desleais do Brasil
- Eletrônicos mais caros? Como o tarifaço de Trump afeta o Brasil
Nos últimos anos, é comum que a imagem de Vampeta seja veiculada em protesto a ações que são contrárias à opinião de boa parte dos brasileiros — e a taxação de 50% para produtos do Brasil nos EUA e a investigação não ficaram de fora dessa.
No caso atual, publicações cobrem o órgão genital do jogador com mensagens que batem de frente com a ação do governo americano. Frases como “Alô Trump! Tira a mão do meu Pix” e “Brasil Soberano” foram alguns dos destaques no último “vampetaço”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Grande parte dos comentários foram feitos na publicação do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) em 15 de julho, que anunciava a investigação comercial contra o Brasil.
Veja alguns memes:
Vampetaço funcionando! Não parem… https://t.co/CgMO4O4mP3 pic.twitter.com/Ex2nk4SLy6
— Edgard Piccino (@epiccino) July 17, 2025
‘Vampetaço’ é eleita a palavra do ano do dicionário de Oxford pic.twitter.com/t0TRd98vc4
— Sensacionalista (@sensacionalista) July 13, 2025
Em minha opinião, configura-se, Casus Vampetalicus, dando justa causa ao vampetaço
— Léo, empregado (@leo_aquele) July 17, 2025
“Para mim, é até uma honra”, diz Vampeta
Ao portal A Tarde, o ex-jogador de futebol afirmou que não se importa com o uso da sua imagem nos protestos virtuais. “Para mim, é até uma honra”, ressaltou o jogador em entrevista.
Vampeta também lembrou que o movimento já foi feito em outras ocasiões, além da discussão atual sobre as tarifas e a investigação.
“Acho que para algum cantor internacional que veio falar mal do Brasil, da Amazônia. Algum cara criou isso, entrou nas redes sociais desse cantor. E aí deu certo, a gente virou moda. Então, para mim… para mim, é tranquilo, eu não esquento, não. Tá tranquilo”, disse Vampeta.
Em outras ocasiões, a imagem do jogador já havia sido usada como protesto ou provocação a Elon Musk, quando criticou o Supremo Tribunal Federal, em 2024. Outros momentos foram em brigas de fãs de participantes do BBB, assim como intrigas entre torcidas de futebol.
Entenda o contexto
Na quarta-feira (9), a Casa Branca enviou ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta pública com o anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos. O comunicado americano prevê que a nova medida comece a valer em 1º de agosto.
A justificativa por trás da decisão de Trump é o julgamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro passa no Supremo Tribunal Federal (STJ), alvo de críticas do líder dos EUA.
Na terça-feira (15), foi anunciada a abertura de uma investigação contra o Brasil, com a acusação de “práticas desleais” que restringem o comércio americano. O processo abre, inclusive, reclamações contra o Pix e aponta obtenção de vantagens do Brasil através do sistema de pagamentos instantâneos.
Com as movimentações de Trump, os perfis do político em redes sociais foram inundados de comentários de brasileiros com críticas sobre as decisões recentes, além do “vampetaço”.
Leia mais:
- Tarifaço de Trump inviabiliza importação de peças automotivas, diz especialista
- Tarifaço: brasileiros inundam perfil de Trump com comentários sobre taxa de 50%
- Impostor usa IA para se passar por Secretário de Estado de Trump
VÍDEO: iPhone 16e: por que TANTO ódio?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original