O que é vagueposting? Entenda a tendência das redes sociais
“Posso falar…?”, “Isso vai explodir em breve” ou “Quem me segue sabe o que vai acontecer sobre isso” “. Se você já rolou o feed e parou em um post assim, sem contexto ou explicação, provavelmente encontrou um exemplo de vagueposting. O objetivo desse tipo de postagem é despertar a curiosidade das pessoas para gerar interações e alcançar mais visibilidade ou engajamento nas plataformas.
- O que é rage bait? Entenda a provocação para gerar engajamento nas redes sociais
- O que é algoritmo de engajamento? Veja como isso muda o que você vê nas redes
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- O que é vagueposting?
- Qual é o objetivo do vagueposting?
- Em quais redes sociais o vagueposting é mais comum?
O que é vagueposting?
O vagueposting (“postagem vaga”) é o ato de publicar mensagens intencionalmente enigmáticas, sem contexto ou explicação claras, com o objetivo de gerar curiosidade, cliques, comentários e compartilhamentos. Esse tipo de post depende da reação do público para se espalhar e ganhar visibilidade.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A tendência é uma evolução do vaguebooking, termo que ficou famoso no Facebook para descrever status dramáticos e ambíguos, por exemplo: “pior dia da minha vida…”, que levavam os amigos a perguntar o que aconteceu, mas raramente tinham respostas.

Qual é o objetivo do vagueposting?
O vagueposting existe para gerar atenção e engajamento. As publicações vagas despertam a curiosidade das pessoas, que acabam comentando, perguntando ou compartilhando para tentar entender o que está acontecendo.
Essa interação faz com que os algoritmos das redes sociais deem mais alcance ao post e, em plataformas que pagam pelo engajamento, pode gerar retorno financeiro para quem publica.
As postagens vagas também podem criar um “sentimento de pertencimento”, pois quem entende ou acompanha a discussão se sente incluído em algo exclusivo. Além disso, separar um grupo de “quem sabe” versus “quem não sabe” é uma tática de clickbait para a pessoa ler os comentários em busca de contexto, o que gera mais engajamento.
Em quais redes sociais o vagueposting é mais comum?
O vagueposting é mais frequente em redes sociais onde o algoritmo favorece interações rápidas e engajamento, como o X e o TikTok.
No X, os usuários usam o vagueposting como uma “isca de engajamento” para monetizar na plataforma. A frustração é tão grande que usuários têm recorrido ao Grok para tentar entender o contexto de posts vagos, na esperança de que a inteligência artificial consiga decifrar o que o humano não explicou.
Já no TikTok, é comum encontrar vídeos curtos com legendas ou comentários ambíguos que levam os usuários a assistir, comentar e compartilhar na tentativa de descobrir o contexto, o que faz o conteúdo viralizar rapidamente.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- O que é efeito bolha? Fenômeno é comum em redes sociais
- Brain rot: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?
- Tangle: como funciona o app que deseja ser ‘antídoto’ das redes sociais
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

