O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
Um navegador com IA utiliza essa tecnologia para tornar a experiência online mais dinâmica e adaptada ao usuário. Além de mostrar páginas e buscas, dá para tirar dúvidas, resumir conteúdos e realizar tarefas em uma interface conversacional sem sair da página — diferente dos chatbots tradicionais que exigem janelas separadas.
- O que garante o uso gratuito do ChatGPT, Gemini e demais IAs? 6 motivos
- Quando surgiu a inteligência artificial? Conheça a história da IA
A seguir, o Canaltech responde:
- O que é um navegador com Inteligência Artificial?
- O que muda nos navegadores com IA?
- A IA no navegador afeta sua privacidade e segurança?
- Quais navegadores têm IA?
- Como usar IA no navegador?
O que é um navegador com Inteligência Artificial?
Um navegador com Inteligência Artificial integra a tecnologia para tornar a navegação na web mais inteligente, interativa e personalizada.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em vez de apenas exibir sites e buscas, o usuário pode recorrer a IA para tirar dúvidas, solicitar resumos ou outras ações dentro da página.
O que muda nos navegadores com IA?
A Inteligência Artificial transforma os navegadores em assistentes virtuais. Com o chatbot integrado no browser, é possível interagir com a IA sem sair da página, o que elimina a necessidade de recorrer a ferramentas externas, como acontece atualmente.
Eles conseguem entender o contexto das páginas que você visita, sugerir resumos, preencher formulários automaticamente, buscar informações por você, interpretar imagens e vídeos, e até personalizar respostas com base no seu histórico.
A IA no navegador afeta sua privacidade e segurança?
A integração de Inteligência Artificial aos navegadores pode comprometer a privacidade e a segurança dos dados do usuário quando as interações são processadas em servidores remotos.
Embora alguns navegadores processem os modelos localmente, o que limita o compartilhamento de informações, outros recorrem à nuvem e podem armazenar ou analisar dados de navegação para personalização ou melhoria dos modelos.
Por isso, é importante não compartilhar dados confidenciais com chatbots, pois existe o risco dessas informações vazarem ou serem acessadas por pessoas não autorizadas.

Quais navegadores têm IA?
Vários navegadores começaram a integrar a Inteligência Artificial para facilitar a navegação na web. A seguir, destacamos os principais:
- Google Chrome: possui integração com o Gemini, o assistente de IA do Google. Ele pode ajudar em buscas, resumos e sugestões, porém inicialmente está disponível apenas nos Estados Unidos e para os usuários dos planos Google AI Pro e AI Ultra.
- Microsoft Edge: vem com o Copilot, baseado no GPT-4, integrado à barra lateral do navegador. Ele permite conversar com páginas, gerar textos, resumos, criar planilhas no Excel e até escrever e-mails no Outlook diretamente pela IA.
- DIA: primeiro navegador de IA, que integra múltiplos modelos de IA, como ChatGPT, Gemini e Claude, e escolhe automaticamente o mais adequado para cada tarefa. Atualmente, está em fase Beta e exige convite (waitlist) para uso.
Como usar IA no navegador?
Normalmente, a IA fica disponível no canto superior da tela do navegador e você pode interagir com ele como se fosse um chatbot, mas sem precisar abrir uma nova janela.
Leia também:
- Como usar o Arc Search para fazer buscas com IA
- Mais de R$ 1 mil por mês: por que há planos de IA que custam uma fortuna?
- Tem risco enviar fotos nossas ao ChatGPT, Gemini e outras IAs? Entenda
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original