O que é TV 3.0: conheça 7 mudanças para ficar de olho
A TV aberta vai passar por grandes mudanças. A chegada da TV 3.0 ao Brasil promete revolucionar a experiência do telespectador, com a integração entre transmissão de alta qualidade da televisão e interatividade da internet. Confira 7 mudanças que chegam com a TV 3.0.
- Black Friday 2025: 5 TVs até R$ 2.500 para comprar de olhos fechados
- Quais são as TVs gamer mais baratas do Brasil? Veja 5 modelos para comprar agora
- Samsung revela novo tablet acessível para o Brasil; conheça o Galaxy Tab A11
Prevista para ser implementada gradualmente a partir de junho de 2026, a nova tecnologia trará uma série de transformações na forma como consumimos conteúdo.
1. Interatividade em tempo real
A principal mudança é a fusão completa entre o sinal de TV e a conexão com a internet. Isso permitirá que o telespectador interaja com a programação ao vivo, algo impossível no modelo atual.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
2. Controle total sobre a programação ao vivo

Assistindo a um jogo de futebol? Com a TV 3.0, será possível escolher o ângulo da câmera que deseja ver ou rever um lance quantas vezes quiser.
Em uma novela, o espectador poderá pausar a cena para buscar uma água e retomar de onde parou, mesmo sendo uma transmissão ao vivo.
3. Compras pela TV (T-commerce)
A nova tecnologia permitirá clicar sobre o produto exibido na tela, como a roupa de um apresentador e ser direcionado para uma loja online para efetuar a compra, transformando a televisão em uma nova plataforma de comércio eletrônico.
4. Propagandas individualizadas
Como já acontece na internet, os anúncios poderão ser direcionados de acordo com o perfil e os interesses dos moradores da residência.
Essa mudança permitirá que as emissoras compitam diretamente com as gigantes da tecnologia pelo mercado publicitário digital.
5. Integração com redes sociais

Será muito mais fácil compartilhar o que você está assistindo. A TV 3.0 vai permitir recortar trechos da programação e enviar diretamente para suas redes sociais, ampliando o alcance e a discussão sobre os conteúdos.
6. Acesso a serviços públicos
A integração com a internet também transformará a TV em um portal de cidadania. Será possível acessar serviços do governo, como solicitar um benefício ou um documento, diretamente pelo controle remoto, ampliando a inclusão digital.
7. Destaque para as TVs públicas
Um decreto presidencial deverá organizar a interface inicial da TV 3.0, dando maior protagonismo aos canais públicos, como a TV Brasil, TV Câmara e TV Senado, que aparecerão em destaque na primeira página de canais.
Leia mais no Canaltech
- Versão global do Poco X8 Pro está chegando; veja o que esperar
- Você pode ganhar parabólica digital de graça? Veja se está na lista
- Tablet na Black Friday: 6 modelos para comprar de olhos fechados
Assista: TV 3.0 – O QUE É? O QUE MUDA?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original