O que é a luz vermelha nos carros da Fórmula 1? Spoiler: não é freio!
Você já percebeu que os carros de corrida de Fórmula 1 têm uma pequena luz vermelha na parte traseira? Pequena, discreta e muitas vezes subestimada por quem assiste às provas na TV, esta luz é um dos dispositivos mais importantes da categoria cujos carros alcançam 360 km/h.
- Como a Fórmula 1 pode influenciar os carros de GM, Audi e Ford?
- Fórmula 1 2025: 5 tecnologias e novidades para ficar de olho
Para alguns, pode até parecer que essa luz indica o acionamento dos freios como ocorre nos carros de passeio. Só que não: na verdade, esse LED de alta intensidade funciona como um alerta para os pilotos para ajudar a evitar acidentes.
Nas provas realizadas em dias de chuva, por exemplo, a função da luz é simples: aumentar a visibilidade dos carros. Os pneus dos carros criam uma verdadeira névoa de gotículas de água na pista, mas a luz atravessa essa camada e ajuda o piloto de trás a ver o carro à frente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A função da luz é tão importante que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabelece regras rígidas sobre a instalação e uso desse recurso. A luz vermelha temque ficar a exatamente 300 mm do plano de referência do carro e alinhada em ângulo reto para trás.
Normalmente, a luz pode ser encontrada logo abaixo da asa traseira do carro. Além disso, os carros contam também com luzes adicionais nas extremidades da asa traseira, que piscam em sincronia com a luz central.
Aviso de recuperação de energia
Foi em 2014 que os motores híbridos chegaram à Fórmula 1 e, desde então, a luz traseira ganhou mais uma função: indicar que o carro está em processo de recuperação de energia, ou ERS, na sigla em inglês.
Quando é acionado, o sistema ERS coleta energia dos freios para recarregar as baterias do carro. Esse processo custa um pouco do impulso do carro, e é aqui que entra a luz, servindo como um aviso ao piloto de trás de que o carro à frente pode desacelerar.
Desta forma, o piloto fica ciente de que o carro à frente pode perder velocidade subitamente. Sem a luz, os pilotos provavelmente teriam problemas para saber da situação do carro à frente, o que poderia levar a mais acidentes.
Leia também:
- 8 melhores filmes e séries sobre a Fórmula 1 de todos os tempos
- Porque a Fórmula E é mais competitiva que a F1?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original