O que aconteceu com as bandeiras dos EUA fincadas na Lua; elas ainda estão lá?
As missões Apollo da NASA, que levaram astronautas à Lua, também carregaram em sua bagagem bandeiras dos Estados Unidos que foram fincadas no satélite natural. Ao todo, seis flâmulas norte-americanas foram hasteadas na superfície lunar.
- Como e por que os EUA decidiram fincar uma bandeira na Lua e qual o significado
- Por que a bandeira americana tremulou na Lua se não existe vento no satélite?
- Bandeiras dos EUA fincadas na Lua podem ser vistas da Terra usando telescópios?
Contudo, considerando que a primeira bandeira dos EUA foi colocada na Lua em 1969, durante a Apollo 11, e a última foi hasteada em 1972, na Apollo 17, surgem dúvidas sobre se esses símbolos norte-americanos ainda permanecem por lá.
Mas, graças ao Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA — que registrou diversas imagens da superfície lunar anos após a última missão tripulada —, é possível obter algumas respostas sobre quais delas ainda estão de pé.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O método utilizado pelos especialistas para verificar a permanência, ou não, das bandeiras na Lua consistiu em observar uma série temporal de imagens capturadas pelo LRO em diferentes horários do dia, analisando as sombras projetadas ao redor das bandeiras.

Queda da bandeira da Apollo 11
“O astronauta da Apollo 11, Buzz Aldrin, relatou que a bandeira foi derrubada quando ele e Neil Armstrong decolaram da Lua em 1969”, disse ao Canaltech o cientista da NASA Dr. Noah Petro, pesquisador dos projetos Artemis III e do Orbitador de Reconhecimento Lunar.
As imagens do LRO realmente não mostram sombras da bandeira hasteada em 20 de julho de 1969, o que indica que ela provavelmente foi derrubada pela onda de choque gerada na decolagem do módulo lunar.

As bandeiras que resistiram
Após a queda da primeira flâmula deixada na Lua, as missões seguintes passaram a posicionar as bandeiras mais afastadas do módulo lunar. Essa estratégia parece ter surtido efeito.
“Imagens de alta resolução do Orbitador de Reconhecimento Lunar da NASA mostram sombras das bandeiras nos locais de pouso das missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17, indicando que essas bandeiras ainda estão de pé”, ressaltou Noah Petro.
As capturas feitas pelo LRO revelaram evidências mais conclusivas da permanência das bandeiras das missões Apollo 12, 16 e 17, com sombras longas projetadas nas regiões de hasteamento.

Já os registros relacionados às flâmulas fincadas pelos astronautas da Apollo 14 — Alan Shepard e Edgar Mitchell — e da Apollo 15 — David Scott e James Irwin — são menos conclusivos.
Os cientistas da NASA sugerem que essas bandeiras podem ter sido posicionadas de forma a dificultar a projeção de sombras visíveis no momento das capturas do LRO, ou que a resolução das imagens não era suficiente para distinguir essas sombras com clareza.
Leia mais:
- Da Apollo 1 à Apollo 17: o que fez cada missão do programa lunar da NASA?
- O que aconteceu com os astronautas da NASA que foram à Lua?
- Entrada de caverna na Lua é descoberta no local de pouso da Apollo 11
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original