Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

O impossível aconteceu: Cyberpunk 2077 roda em celular a 50 FPS

Seis anos após o desastroso lançamento de Cyberpunk 2077 no PS4, Xbox One e PCs, um YouTuber conseguiu fazer a versão para computadores rodar perfeitamente em um smartphone Android.

A façanha foi conquistada por ETA Prime, especialista em portáteis e em máquinas no formato SFF. Em emulação, ele conseguiu fazer o jogo da CD Projekt Red rodar de 30 a 40 FPS em um dispositivo high-end.

Para fazer Cyberpunk 2077 alcançar esse resultado, ele precisou de um celular RedMagic 11 Pro e do software GameHub da GameSir. O app permite que jogos de PC rodem no Android, via emulação.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O smartphone também é um “monstro” por conta própria: ele possui resfriamento líquido e ventoinha ativa para manter o chip Snapdragon 8 Gen 5 em clock de alta velocidade em períodos de longa duração.

Diferenciais técnicos para rodar Cyberpunk 2077

Foram necessários vários ajustes para manter Cyberpunk 2077 de PC em um celular. O ETA Prime teve de manter as configurações em “baixa”, usar a resolução de 720p e habilitar o upscaling FSR 2.1 em modo balanceado.

De acordo com o YouTuber, o RedMagic 11 Pro manteve os 30 FPS na maioria do tempo. No entanto, em situações mais caóticas, foram registradas quedas para os 20 FPS. Ele também declarou que o desempenho foi fluido.

Ao acionar o Frame Generation do FSR, o jogo alcançou 50 FPS — que caíam para cerca de 40 FPS em alguns momentos. Ou seja, foi possível se divertir em Night City sem qualquer impedimento.

Imagem de Cyberpunk 2077
Está pronto para visitar Night City nos smartphones? (Imagem: Divulgação/CD Projekt Red)

Na configuração do Steam Deck, que eleva a fidelidade gráfica para “alta”, o RedMagic 11 Pro também manteve Cyberpunk 2077 jogável. Sua performance atingiu 27 FPS sem o Frame Generation, mas com o recurso o celular rodava a experiência entre os 40 e 50 FPS.

Abuso do smartphone?

Apesar de ser um “milagre” ver Cyberpunk 2077 no smartphone, ele não abusou de seus componentes de forma prejudicial. Os dados internos mostram que o game usou de 60 a 80% da capacidade da CPU, enquanto a placa gráfica teve uma utilização de 50 a 60%.

Já a sua RAM LPDDR5T teve um uso de 80%. O problema maior foi a temperatura. Mesmo com ventoinha ativa e resfriamento líquido, ele alcançou os 100º C — que é comum para os celulares com chips Snapdragon 8 Gen 5 em alta carga, diga-se de passagem.

O vídeo de ETA Prime abre um precedente de que mais jogos para PC podem ser vistos em dispositivos high-end como o RedMagic 11 Pro. Há alguns anos, Cyberpunk 2077 nunca rodaria desta forma ou seria até injogável. 

O GameHub da GameSir usa a camada de compatibilidade Proton, da Valve, que permite uma emulação otimizada nestes smartphones. Possivelmente a companhia vai contribuir mais para ver seus jogos de PC chegarem de forma fluida em outros aparelhos do gênero — quem sabe não apenas os high-end.

Se um dos jogos mais pesados da década já roda no bolso, o teto para a emulação no Android acaba de subir vários degraus. É seguro afirmar que, em pouco tempo, outros títulos poderão ser aproveitados em dispositivos similares sem qualquer dor de cabeça via emulação. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.