NVIDIA libera geração de quadros via driver para jogos sem suporte a DLSS
A AMD inovou ao disponibilizar sua tecnologia de geração de quadros através do driver para qualquer jogo em GPUs Radeon. Agora, a NVIDIA segue a rival em algo similar, mas ainda não lançado para todos, já que faz parte do driver preview 590.26. E para a felicidade de donos de RTX 40, a opção “Smooth Motion” aparece para essas GPUs também.
- Quando vale a pena comprar uma placa de vídeo GeForce RTX xx60?
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Em uma publicação no fórum Guru3D, o usuário Macer apresenta alguns testes feitos em sua RTX 4090. Curiosamente, através do NVIDIA Profile Inspector (já que ainda não está liberado pelo NVIDIA App), é citado que o recurso funciona somente na série RTX 50 ou superior, que ainda não existe. Em World of Warcraft, foi possível praticamente dobrar o desempenho, saindo de 83 para 164 FPS. Outros usuários afirmam que o Smooth Motion também funcionou em suas RTX 40.
Dando uma olhada na discussão dos membros do fórum, vemos que não é possível usar o recurso em qualquer jogo ainda, como os títulos da Rockstar. Alguns alegam também que a geração de quadro via driver é melhor que a famosa solução Lossless Scaling, app disponível no Steam que funciona com qualquer GPU.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
NVIDIA Smooth Motion é ideal para jogos sem DLSS
Há quem diga que a tecnologia funciona ainda em emuladores, como o RPCS3, mas é preciso alguns outros ajustes manuais. O Videocardz também testou o Smooth Motion em uma RTX 4090 no jogo Company of Heroes 3, dobrando os frames de 60 para 120 FPS.

Alguns testes começaram a aparecer no YouTube, mas em jogos que já possuem o gerador de quadros pelo DLSS, como em Cyberpunk 2077, o que não faz muito sentido. O vídeo abaixo, feito com The Crew Motorfest, que não possui suporte ao DLSS, mostra a vantagem do Smooth Motion via driver em uma RTX 4070 Ti SUPER, comparado com o Lossless Scaling.
Lembrando que o driver com o recurso ainda está em preview não tem data para chegar, e por isso existem inconsistências. Além disso, é preciso usar o NVIDIA Profile Inspector para ativar a tecnologia nos jogos.
Veja mais do CTUP:
- O que é a tecnologia Nvidia DLSS?
- Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original