Novo MacBook custo-benefício pode contar com processador de iPhone
Um rumor aponta que a Apple está trabalhando em um novo MacBook de baixo custo, que contará com o processador do iPhone 16 Pro. O analista Ming-Chi Kuo revelou nesta segunda-feira (30), através das redes sociais, que veremos um notebook da companhia que trabalhará com uma CPU A18 Pro.
- Mito ou verdade? Não pode usar o notebook conectado na tomada o tempo todo?
- MacBook é o Melhor Notebook do Ano pela 3ª vez seguida no Prêmio Canaltech
De acordo com as informações apresentadas, ele terá uma tela de aproximadamente 13 polegadas (como o MacBook Air), chegará nas cores prata, azul, rosa e amarelo e entrará na etapa de produção em massa entre o fim de 2025 e o início de 2026. Apesar de entrar na categoria custo-benefício, nenhuma estimativa de preço foi determinada até o momento.
A expectativa da Apple é de vender, em 2026, cerca de cinco a sete milhões de dispositivos — algo que este MacBook novo pode agregar bastante ao entrar no catálogo. Para Kuo, a companhia pretende atingir os números da época da pandemia da covid-19, quando vendiam mais de 25 milhões de dispositivos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
CPU de celular no MacBook
O processador A18 Pro é usado no iPhone 16 Pro e no iPhone 16 Pro Max da Apple, mas a linha “A” está presente nos dispositivos móveis desde 2010 — com a chegada do A4 para os iPad. Enquanto isso, os notebooks Mac usam a linha “M”, com diversas comparações sendo realizadas pelos entusiastas.

Isso poderá chegar a outro nível, com a própria Apple analisando a questão e permitindo que um MacBook venha equipado com um processador feito para o iPhone. Ou seja, o modelo custo-benefício não será focado em desempenho — possivelmente se voltando ao público casual e consumidores comuns.
É importante levar em consideração que os processadores da linha “A” possuem menos poder de CPU e GPU, o que indicaria que eles não seriam capazes de rodar as mesmas tarefas que um MacBook comum. Porém, seu uso de fato tornaria o modelo mais barato — não apenas pelo custo de produção, mas também por ocupar menos espaço do que a linha “M”.
Ainda que seja confuso ver um Mac com processadores “M” e “A”, isso já é algo que está na cultura da Apple. O iPad possui esta divisão, com o marketing de cada um focando nos recursos apresentados e não nas especificações do processador — algo que pode se repetir no novo MacBook. Não foi revelado seu sistema operacional, mas provavelmente ele seguirá o caminho do macOS ao invés do iOS e iPadOS.
Leia também no Canaltech:
- Por que Android e iOS ganham novas versões todos os anos?
- iPhone 17 deve ter tela maior e melhor que o iPhone 16, indica rumor
- Apple vai mudar a maçã de lugar no iPhone 17 Pro, diz leaker
Vídeo: no YouTube, discutimos se os fãs da Apple realmente querem um iPhone dobrável e os impactos que isso traria para a linha.
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original