Nova bateria com “fibras de teflon” da Samsung pode fazer celular durar 40% mais
A Samsung SDI, divisão de baterias da gigante sul-coreana, começou a testar uma tecnologia de eletrodos secos que utiliza fibras de teflon (PTFE) para reforçar a estrutura da bateria. Segundo a empresa, essa novidade pode aumentar em até 40% a autonomia de carros elétricos e também promete maior durabilidade para celulares e outros dispositivos móveis.
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Durante o Global Battery Foundry Forum, o diretor do Grupo de Eletrodos da Samsung SDI, Cho Chae-Woong, explicou o segredo por trás da tecnologia:
“O aglutinante PTFE se torna fibroso quando pressão suficiente é aplicada, formando uma rede que dá suporte aos materiais ativos e condutores. Isso permite criar um filme mais resistente e uniforme, eliminando o uso de solventes e etapas longas de secagem” disse Cho durante o evento.
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Essa técnica dispensa processos tradicionais que consomem muita energia e espaço nas linhas de produção, resultando em baterias com maior densidade energética e produção mais limpa.
Segundo estimativas da própria Samsung, um carro elétrico que antes rodava 480 km poderia alcançar até 670 km por carga — uma melhoria que aumenta a competitividade dos elétricos contra os movidos a combustão.
Bateria de celular que não “vicia”
Para os smartphones, os testes apontam que o método a seco dá mais uniformidade ao eletrodo e menos degradação da capacidade a cada ciclo, o que pode resultar em celulares que mantêm a carga por mais tempo e permanecem “novos” por muito mais anos.
Além disso, essa tecnologia pode abrir portas para as baterias totalmente sólidas, que são mais seguras e têm potencial para armazenar até 900 Wh/L.
A tecnologia ainda deve permitir cargas ultrarrápidas em menos de 20 minutos — um salto que a indústria automotiva e de dispositivos móveis espera há anos.
Nova bateria chega em 2027
Os testes estão em andamento na “fábrica piloto: da Samsung SDI em Cheonan, Coreia do Sul.
A empresa prevê que a tecnologia esteja pronta para a produção em massa até 2027, começando pelos modelos premium de carros elétricos e, depois, avançando para smartphones e outros gadgets.
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